O agrupamento vocal apresentará, num concerto sem intervalo e com a duração de cerca de uma hora, “O 400º aniversário da publicação da Missa “In illo tempore” de Claudio Monteverdi”. As secções da Missa de Monteverdi são, nesta noite, intercaladas por motetes de Giovanni Pierluigi.

Vencedor do 2005 “Early Music Network International Young Artists Competition”, o grupo é muito solicitado para concertos e gravações para a Harmonia Mundi, em exclusividade. O seu disco de estreia, “Music for Compline”, conseguiu críticas superlativas, ganhando o Diapason d’Or de l’anné, o Choc de Le Monde de la Musique, e atraindo a nomeação para o 50º GRAMMY. A segunda gravação de STILE ANTICO, “Heavenly Harmonies”,
recebeu o Preis der deustchen Schallplattenkritik e o Diapason d’Or.

O terceiro CD, “Song of Songs”, foi publicado em Abril de 2009, obtendo extraordinários favores da crítica, incluindo um Editor’s Choice da revista Classic FM Magazine (Julho 2009).

Actuando sem direcção, os membros do STILE ANTICO ensaiam e apresentam-se como músicos de câmara, cada um contribuindo artisticamente para o resultado musical. O seu repertório abrange épocas desde o glorioso legado dos compositores ingleses do período Tudor às obras das escolas flamenga e espanhola e à música do primitivo barroco. Entusiasmam-se com a necessidade de comunicar com o público, contribuindo através de programação com directas e expressivas execuções. Esforçam-se também por aprofundar o seu trabalho pedagógico, pois comprometeram-se a desenvolver tarefas educativas, mercê dos generosos apoios provindos da National Lottery através do Arts Council England.

STILE ANTICO apresentou-se em todo o Reino Unido, incluindo York, Birmingham, Beaminster, Londres e nos Festivais do Lake District Summer Music; o grupo foi difundido várias vezes pela BBC Radio 3, e levou a efeito cursos no Dartington International Summer School de 2007. Durante aquele ano, colaboraram extensamente com Sting no seu projecto “Songs from the Labyrinth”, tocando canções para alaúde de John Downland e, no final de 2008, levaram o seu projecto em digressão, pela segunda vez, à Austrália e Extremo Oriente. Em 2008, o agrupamento fez as suas estreias europeias na Bélgica (Festival de Música Antiga de Bruges), França (Rencontres Musicales de Vézelay) e Holanda (Festival de música Antiga de Utreque). Em 2009, STILE ANTICO apresentou-se no Reading Concert Hall, Whitehall Banqueting House, York Early Music Festival, Three Choirs Festival, e, no continente europeu, no Concertgebouw Amsterdam, De Singel (Bélgica), Al Bustan Festival, Festival de Música Antiga de Granada, e Rheingau Musik Festival. Estreou-se na América do Norte em Junho de 2009, no Boston Early Music Festival (o New York Times acalmou-os como “dignos concorrentes dos Tallis Scholars”).

No dia 15, o Museu Municipal recebe, pelas 21h45, o Quarteto Verazin, que apresenta obras de Joseph Haydn e Ludwig Van Beethoven.

Quarteto Verazin

O Quarteto de cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim apresentou-se oficialmente pela primeira vez em 23 de Julho de 2007 em concerto integrado na 29ª edição. Em antestreia, participou na conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, em 6 de Julho. Era então constituído por Danylo Gestsev (1º violino), Manuel Maio (2º violino), Mariana Blanc (violela) e Ana Luísa Marques (violoncelo).

O Quarteto Verazin foi orientado pelo Quarteto Prazak, na Póvoa de Varzim; pelos Professores Riszard Woycicky, na ESMAE; e Vladimir Mendelssohn, e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, Alemanha, onde se apresentou publicamente em Abril de 2008.

Entre Novembro de 2008 e Julho de 2009, a estante do 2º violino foi ocupada sucessivamente por Heloísa Ribeiro e Zoltan Santa; e a de violeta, por Judit Bank e Mateusz Stasto.

Na temporada de 2009-2010, o quarteto é constituído por Danylo Gestsev (1º violino), Diogo Coelho (2º violino), Sara Barros (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo).

O agrupamento dedica-se à divulgação do riquíssimo repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas.

Em estreia mundial, apresentou em 21 de Julho de 2008, o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo Festival e gravada posteriormente na Igreja Românica de S. Pedro de Rates (Outubro de 2008), estando já publicadas em CD.

Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1”, expressamente encomendada pela 31ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ao compositor Carlos Azevedo.

O concerto do dia 14, no Museu Municipal terá a duração de trinta minutos na primeira parte e cerca de quarenta minutos na segunda parte, com um pequeno intervalo de quinze minutos.