Estas ações, que contam com o envolvimento do Município da Póvoa de Varzim, através do Pelouro da Coesão Social, e com o apoio e acompanhamento técnico da Bolsa Concelhia de Voluntariado, reuniram a participação ativa de 34 pessoas do concelho da Póvoa de Varzim nesta iniciativa, que visou aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal e tornar o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional.

No período excecional em que vivemos, esta foi uma oportunidade de proximidade e abordagem de um conjunto de temas que, mesmo a partir de casa, podem ajudar a fazer a diferença:

• Gestão de Voluntariado em tempos de Covid” – uma partilha sobre como, nos tempos atuais, a Gestão de Voluntariado pode ser feita com segurança e maior impacto;
  • Voluntariado Online” – referente às potencialidades e condicionalismos do voluntariado virtual, o que é e onde podemos encontrar oportunidades e voluntariado que nos tornarão mais próximos e atentos ao mundo, a partir dos nossos computadores ou telemóveis;
  • Gestão emocional no Voluntariado” – reflexão de como agir e reagir da melhor forma a determinados desafios emocionais que os voluntários enfrentam;
  • Voluntariado: que projeto de vida?” – conversa sobre como podemos encaixar o voluntariado nos nossos projetos de felicidade;
  • Como gerir conflitos e expectativas no voluntariado” –partilha sobre estratégias para melhor gestão de conflitos e expectativas no universo do voluntariado, tocando na importância da comunicação eficaz.

A Pista Mágica – Escola de Voluntariado, conta com o financiamento do Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE) e os 14 Municípios da AMP (Área Metropolitana do Porto) como investidores sociais, designadamente: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.

Importa referir, que em junho estará disponível um Curso Online para Gestores de Voluntariado, inicialmente previsto para abril, em regime presencial, e que face ao período excecional que vivemos foi totalmente reformulado. Este será dirigido à capacitação de gestores locais de voluntariado, e conta já com 28 representantes da rede local de parceiros, oriundos de IPSS’s, escolas, associações e grupos escutistas.

O Curso visa responder à necessidade identificada pela rede local de parceiros e voluntários auscultados, aquando do diagnóstico social e desenvolvimento do Plano Estratégico concelhio, de assegurar o investimento e capacitação de competências técnicas e metodológicas e alavancar a qualificação e o impacto da ação voluntária no nosso Concelho.

Para mais informações consulte as páginas da Bolsa Concelhia de Voluntariado e da Pista Mágica – Escola de Voluntariado.