Já os Encontros Participativos Concelhios, abertos à comunidade associativa e jovens em geral, vão realizar-se nos dias 20 e 21 de abril, na Casa da Juventude, às 18h30.

O Orçamento Participativo Jovem 2021 é uma iniciativa do Município da Póvoa de Varzim, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, que visa desafiar os jovens do concelho a idealizar, estruturar e submeter a concurso, projetos e iniciativas inovadoras com interesse local.

Até dia 15 de maio, podem submeter candidaturas os jovens entre os 14 e os 30 anos que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Póvoa de Varzim, em todas as áreas de atribuição do Município: Urbanismo; Proteção Ambiental e Energia; Infraestruturas Rodoviárias, Trânsito e Mobilidade; Turismo, Comércio e Empreendedorismo Jovem; Educação; Juventude; Desporto; Ação Social; Cultura. Cada jovem pode apresentar apenas uma candidatura de autoria individual ou coletiva. O(s) projeto(s) vencedor(es) não pode(m) exceder 30 000€.

A seguir à apresentação das propostas, o ciclo de participação do OPJ é composto pela análise técnica das propostas, comunicação de resultados, apresentação e votação pública das propostas finalistas e, por fim, pela execução dos projetos.