A autarquia convidou empresários poveiros para conhecerem melhor aquela que deve ser a nova realidade económica, a transformação de resíduos em recursos.

O Presidente da Câmara Municipal e da Administração da Lipor, Aires Pereira, esteve presente neste encontro e alertou que a desvalorização dos resíduos não é sustentável, uma vez que a capacidade dos recursos é finita e existem condições de subsistência que precisam ser asseguradas para a perduração do planeta.

O autarca, que vem instaurando políticas amigas do ambiente ao longo dos últimos anos, sublinhou que é fundamental uma mudança de mentalidades desde as nossas casas até ao Governo. Aires Pereira explicou que o nome Lipor – criado há 35 anos – significa lixos do Porto mas que hoje a palavra lixo é proibida. “Não existe lixo. Existem resíduos que devem ser reutilizados”.

O desafio de transformar resíduos em recursos corresponde ao desenvolvimento e implementação de uma estratégia que fomente a transição de uma economia linear para uma economia circular, baseada num modelo de desenvolvimento sustentável e nos princípios de uma economia verde, que garanta a eficiência na utilização de recursos. E, segundo o edil, todas as empresas (micro, pequenas ou médias) podem fazer a diferença.

Não se trata de promover a eficiência energética das unidades de produção, de alterar hábitos de consumo, de promulgar políticas ambientais; trata-se de fazer tudo isto e mais, de forma integrada e articulada, sem nunca perder de vista o debate essencial sobre o que é, e como alcançar, o bem-estar do planeta e da humanidade, com todos e para todos, hoje e no futuro.

Aires Pereira sublinhou que a atitude de todos nós importa!

A conferência contou com a participação de Hermano Rodrigues (EY-AM&A) sobre “Metabolismo Industrial e da Economia Circular”, de António Lorena (3Drivers) sobre “Plataforma para as Simbioses Industriais na Área Metropolitana do Porto: SymbiOPOrto” e de Rui Ferreira (EY-AM&A) sobre “Oportunidades de Financiamento no âmbito da Economia Circular” e o debate sobre este último tópico.