Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

'A Barraca' de Maria do Céu Guerra no Teatro Garrett

Depois do Festival de Teatro É-Aqui-in-Ócio, o Varazim Teatro volta a orientar a Temporada Teatral, sempre ao primeiro sábado do mês, no palco do Garrett.

Notícias

'A Barraca' de Maria do Céu Guerra no Teatro Garrett

Póvoa de Varzim, 28.10.2014

Depois do Festival de Teatro É-Aqui-in-Ócio, o Varazim Teatro volta a orientar a Temporada Teatral, sempre ao primeiro sábado do mês, no palco do Garrett.

A Temporada reabre com A Barraca e a peça “Menino de sua avó”, um espetáculo para maiores de 12 anos, tendo, excecionalmente, duas apresentações, dia 1 de novembro, pelas 22h00, e para quem preferir, no domingo, dia 2, pelas 16h30.

Trata-se de um texto inédito de Armando Nascimento Rosa e uma criação de Maria do Céu Guerra e Adérito Lopes. Esta obra sobre a vida e a relação do poeta Fernando Pessoa e a sua avó Dionísia Seabra Pessoa é um dueto cénico em sete encontros, onde estes personagens se relacionam na vida e para além dela, numa divertida fantasia teatral. Esta criação tem a colaboração do maestro António Victorino d'Almeida, que compôs e interpretou temas originais para a banda sonora, bem como do cenógrafo e figurinista José Costa Reis, que assina a parte plástica e os respetivos figurinos.

Maria do Céu Guerra abraça a personagem de Dionísia, a “avó Louca” que terá tido particular influência no jovem Pessoa, multiplicando-se entre personagens, numa criação partilhada entre a atriz, o ator, o cenógrafo José Costa Reis, o compositor António Vitorino d’Almeida e Rita Lello. Menino de sua avó é uma criação cénica em que a vida insubmissa do teatro se substitui ao silêncio da morte, guiados pela louca lucidez de uma Dionísia reinventada, e do seu neto, cuja timidez esconde a genial ousadia patente na sua imensa obra, que é hoje um legado extraordinário da lusofonia.

Ficha Artística e Técnica

Apoio: Rita Lello
Música original: António Victorino d'Almeida
Harpa:Ana Dias
Cenografia e figurinos: José Costa Reis
Aderecista: Marta Fernades da Silva
Mestra Costureira: Alda Cabrita
Montagem: Mário Dias
Assistência: Marta Soares
Vídeo: Paulo Vargues
Sonoplastia: Ricardo Santos
Iluminação: Fernando Belo
Produção Executiva: Paula Coelho e Inês Costa
Secretariado: Maria Navarro
Fotografias: MEF – Luís Rocha

 

Classificação M/12
Duração 2h10 (10 min. intervalo)

 

Informação Adicional e reservasvt@varazimteatro.org | 916439009 | 912420129 | Cine-Teatro Garrett: 252090210