O encontro decorreu no Museu Municipal e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

A sessão de abertura teve, ainda, a participação da Diretora Executiva ACeS Grande Porto IV – PVVC, Judite Neves, e da Coordenadora Regional da Ação de Saúde de Crianças e Jovens em Risco e da Ação de Saúde de Género e Violência no Ciclo de Vida, Susana Teixeira.

Os trabalhos arrancaram com o tema “Dependências na Adolescência” moderado pela Coordenadora do NACJR ACeS – PVVC, Natércia Reis. O Coordenador Regional do CRI de Braga, Miguel Viana, falou sobre “A intervenção dos serviços de saúde” e o Chefe Hélder Fernandes, da PSP Póvoa de Varzim, sobre a “Intervenção da Escola Segura”.

No âmbito da temática foi apresentado o livro Da infância à terceira idade: intervenção em contexto de violência e crime, de Madalena Sofia Oliveira.

O 2º painel teve como título Prevenção e Intervenção”. A Coordenadora da EPVA ACeS – PVVC, Helga Martins, moderou os trabalhos. Vânia Martins, Pedopsiquiatra no Centro Materno Infantil do Norte, abordou o tema “Estratégias de Prevenção e Intervenção para profissionais de saúde – Programa “Anos incríveis” e Madalena Sofia Oliveira, Mestre em Ciências Forenses, Doutorada em Psicologia, o tema “A Transmissão intergeracional da violência: da família de origem à violência “.