Este é um conto narrado em prosa, com muita rima, escrito a um ritmo alucinante e com uma linguagem apelativa e interativa, como é o caso do uso da frase “PLIM! PLIM! PLIM! Chocolate! Chocolatim!”.

A ilustradora recorreu a várias técnicas e reciclou diversos materiais, como tecidos e botões, para dar vida às personagens e detalhes da história. Também usou chocolate, por exemplo no fundo da montanha na capa do livro. A ilustração envolveu muito trabalho manual. “Este foi um desafio muito interessante, pois foi necessário entrar no universo da história e fazer uma opção por técnicas diferentes”, diz Graça Pinheiro. “O resultado está à vista com muita cor e sabores, e até o próprio grafismo ganha ritmo”, acrescenta Susana.

 

As autoras:

Susana Pinheiro é jornalista da Notícias Magazine, DN e Dinheiro Vivo. Estreia-se no mundo literário por causa do filho de quatro anos. “Durante anos, inventei-lhe histórias mágicas e via o fascínio dele, dia após dia, ao querer mais e mais das palavras mágicas com as quais o aconchegava ao deitar”, conta Susana. E continua: “«Mamã, vamos para a aventura?», diz à noite o meu filho Uriel – que deu nome a um dos magos supremos da história – com aquele jeito só dele e aqueles olhos de quem tem sede das palavras carregadas de magia do mundo de feiticeiros”. E, assim, surgiu este conto infantil, a primeira dessas fantásticas histórias e com alguns pormenores acrescentados pelo próprio filho, como o verde do caldeirão que é a cor preferida dele.

Graça Pinheira, irmã da Susana e professora de design e de fotografia, juntou-se nesta aventura para dar vida, cor e sabores a toda a história. “Com duas filhas, uma delas de poucos meses, dava aulas durante o dia e, à noite, ilustrava o conto. Foi uma autêntica maratona para finalizar todo este projeto a tempo da feira do livro de Braga, em dezembro, onde a primeira porta se abriu”, conta Susana.

 

A história do livro:

Sem conhecerem o livro, os responsáveis da Feira do Livro de Braga apostaram nele e o pré-lançamento da obra aconteceu com apresentação da professora Felisbela Lopes, comentadora da RTP e pró-reitora da Universidade do Minho. “Só tínhamos alguns livros para apresentação. Não para venda. Mas a recetividade foi tão boa que cada vez mais pessoas perguntavam quando o livro estaria à venda”, recorda Susana. Avançaram depois com uma edição de autor por conta em risco, apesar da crise do país. “Foi tudo tão rápido! Quando falamos em editar, surgiram logo cem pedidos de amigos. Conseguimos ter a tempo do Natal e vendemos logo o livro com oferta de marcador e crachá com imagens do livro”, conta.

Criaram o blog http://aestrelazulchocolateira.blogspot.pt e a página de www.facebook.com/AEstrelazulchocolateira. O livro foi divulgado em jornais, nomeadamente no Dinheiro Vivo e na Notícias Magazine. E começaram logo a surgir pedidos por email de pessoas de vários pontos do país.

Seguiram-se as apresentações do livro na FNAC Mar Shopping, NorteShopping (Matosinhos), GaiaShopping (Vila Nova de Gaia), e Shopping Braga Parque (Braga), onde está à venda.

As marcas de chocolate Regina e Pintarolas lançaram um passatempo, nas suas páginas do Facebook, com oferta aos vencedores de alguns exemplares do livro e de chocolates.

 

As autoras já começaram a fazer um périplo pelas escolas do país para que “mais crianças viajem neste mundo de feiticeiros e de pégasos que ficam em polvorosa com o nascimento da Estrela Azul Chocolateira”.

E já levaram este mundo encantado aos meninos do serviço de Pediatria do IPO-Porto.