O Salão Nobre da Junta de Freguesia recebeu o 1º Congresso Internacional Tomé de Sousa, iniciativa pretende divulgar a vida e influência da figura histórica nascida em Rates e que foi o 1º Governador Geral do Brasil.

O Congresso adotou um cariz internacional, recebendo palestrantes do Brasil, do Togo e de França, para além de vários congressistas portugueses.

A sessão de abertura decorreu na passada sexta-feira, dia 5, e contou com a presença do Cônsul Geral do Brasil no Porto, Gelson Fonseca Junior, do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, do Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, do pároco de S. Pedro de Rates, Pe. Manuel Sá Ribeiro, e do diretor geral de Cultura do Norte, António Ponte.

Durante a tarde de sexta e a manhã de sábado, foi apresentado um vasto leque de conferências que incidiram sobre os temas da fundação de Salvador, a influência de Tomé de Sousa no Brasil e o seu legado.

O 1º Congresso Internacional Tomé de Sousa resulta de uma ideia já antiga da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.