É um filme realizado e produzido por Elsa Sertório e Ansgar Schafer – Kintop, com a duração de 45 minutos, que relata a vida a bordo do Creoula durante a guerra colonial.

Sinopse do filme:

“Durante a guerra colonial jovens portugueses tinham de escolher entre as forças armadas ou a frota nacional de pesca do bacalhau. Ao longo de uma viagem no Creoula – o último lugre português da pesca do bacalhau – três antigos pescadores, sendo que um deles é natural de Aver-o-Mar, relembram as difíceis condições de trabalho da sua juventude, as razões das suas escolhas de vida e os constrangimentos nos seus destinos.” 

Elsa Sertório  

Nasceu em Lisboa em 1956. É licenciada em Sociologia pela Universidade de Paris VIII, Paris.

Autora e realizadora do documentário A outra Guerra, produção Kintop (em rodagem). Tem trabalhado como produtora na Kintop e anteriormente em teatro e dança contemporânea.

Foi produtora executiva dos documentários Natureza Morta-Visages d’une Dictature e 48.

É autora dos seguintes livros: Mulheres Imigrantes, com Filipa Sousa Pereira, editora Ela Por Ela, 2004; Livro Negro do Racismo em Portugal, Edições Dinossauro, 2001.

Ansgar Schaefer

Nasceu em 1959. Licenciou-se em Literatura e Língua alemã e Ciências Políticas.  Trabalha como historiador e professor universitário. Co-autor, co-realizador e produtor do documentário Ein Haus der Begegnung. 40 Jahre Goethe-Institut Lissabon.

Autor de dois projectos multimédia sobre a história portuguesa. Produtor dos documentários Natureza Morta/Visages d’une Dictature (2005), 48 (2009) e de Luz Obscura, As Lágrimas de Georgette e  A Outra Guerra (em fase de produção). Publicou vários artigos sobre as relações luso-alemães durante a 2.ª Guerra Mundial em revistas nacionais e internacionais.  

Actualmente prepara a sua tese de doutoramento sobre documentário histórico e a publicação de um livro sobre os Refugiados Alemães em Portugal.