Foram 15 os municípios do norte de Portugal que se instalaram, em plena zona histórica da cidade, mostrando a sua oferta turística, o artesanato, a gastronomia e as suas tradições. Na oferta gastronómica da cidade, a Póvoa apresentou as conservas, a rabanada poveira e o queijo «Leite do Campo».

No dia 9, foi a vez das Festas de S. Pedro invadirem as ruas de Ourense. Uma vez mais, a rusga da Póvoa desfilou por terras espanholas, deslumbrando com o seu espetáculo de cor e beleza, atraindo centenas de curiosos, incansáveis a aplaudir e a fotografar, apesar do tempo menos convidativo. E nem a chuva impediu a fadista poveira Sílvia Raquel de aquecer o início da noite em Ourense, tendo envolvido a Plaza Mayor daquela cidade com a sua voz, acompanhada de acordes de viola e guitarra portuguesa.

Na presença do alcaide de Ourense, Jesús Vásquez e do vice-cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia da Silva, Lucinda Delgado, vereadora do Pelouro do Turismo, reforçou a tradicional ligação da nossa cidade com a Galiza e a intenção de repetir este tipo de ações naquela região, apostando na continuidade da divulgação do nosso produto turístico e promovendo este contacto com a nossa cultura, música, gastronomia e artesanato.