Miguel Real apresentou o livro da professora madeirense que viveu os seus últimos trinta anos na ilha do Pico. “No dia em que recebe a notícia que autoriza a sua aposentação, Luísa Franco é uma mulher naturalmente feliz. Professora do ensino secundário durante mais de 30 anos, poderia finalmente descansar. Mas esse dia haveria de trazer-lhe também uma novidade devastadora e para a qual não estava preparada: o resultado das análises médicas a que procedera não deixava margem para dúvidas, explicando as dores, as manchas no corpo e a ausência de vigor muscular que vinha sentindo nas últimas semanas – sofria de leucemia mielóide aguda. Confrontada com esta situação e tendo consciência de que não lhe resta muito tempo de vida, decide enfrentar um último desafio: escrever a história de Álvara Bitancurt e de Manuel Franco, seus avós, vítimas do naufrágio do Titanic”.

Com edição de Miguel Real, que fixou definitivamente o texto, e agora apresentada a título póstumo aos leitores, A Montanha e o Titanic é uma obra intensa, emotiva e, nalguns casos violenta, na qual realidade e ficção se vão intercalando, que não deixará nenhum leitor indiferente. Luísa Franco morreu a 15 de Abril de 2012, no dia em que se cumpriam os 100 anos da tragédia do Titanic.

Manuel da Silva Ramos apresentou o seu livro como “Portugal é atualmente um dos países mais depressivos do mundo, mas temos cá o riso mais cristalino da Terra”. Perfumes Eróticos em Tempo de Vacas Magras “fazer rir os cépticos: heis a minha pretensão. “O autor vingar-se-á com outro livro de contos se não gostarem deste”. O escritor afirmou que poderia ser notícia sobre o seu livro o seguinte: Manuel da Silva Ramos escreve um livro contra a Troika, uma nova inquisição que tortura onde quer e quando quer. A 19ª obra de Manuel da Silva Ramos é também um manifesto contra o governo de Passos Coelho, que se ajoelhou subserviente para poder sobreviver, destruindo sem piedade a vida de milhares de portugueses. É através da luneta do sexo que o escritor desta sociedade atual, onde se perdeu a família, saúde, justiça e afetos e, claro, o desejo e o sexo.

Acompanhe todas as notícias e veja as melhores imagens desta 15ª edição do Correntes d’Escritas aqui.