O Arquivo Municipal promove desde Outubro esta iniciativa que apresenta ao público sénior, todos os meses, diferentes temas ligados à história local. O tema deste mês é A Roda dos Expostos na Póvoa de Varzim.

Segundo o Arquivo Municipal, “a Roda dos Expostos ou enjeitados foi criada em França em 1188 pelo Papa Inocêncio III e era parecida com as portas giratórias actuais. Normalmente instalados nas portas das igrejas e conventos, cilindros de madeira giratórios serviam para que mães deixassem seus filhos em mãos seguras, sem serem identificadas, mantendo o anonimato exigido por uma era marcada pelo preconceito e discriminação. E uma forma de combater o alto índice de recém-nascidos que eram encontrados mortos. Em Portugal, foi a 10 de Maio de 1783 que o célebre Intendente da Policia, Pina Manique, mandou criar as Rodas para com elas poder obviar à morte de muitos enjeitados abandonados às portas de quem, muitas vezes, os não podia criar ou não queria tomar sobre si tão pesado encargo.”

A próxima conversa já está também marcada. Vai acontecer no dia 17 de Fevereiro e terá como tema a prostituição na Póvoa de Varzim no final do século XIX e na primeira metade do século XX.