Este exercício público enquadra-se na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e visa capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Todos podem – e devem! – participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. E para que a ANEPC possa acompanhar os participantes em todo o país, convida para que façam o seu registo na zona dedicada do site (http://www.aterratreme.pt/inscreva-se/).

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais (http://www.aterratreme.pt/os-7-passos/).

Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!