O momento de convívio e de evocação de Manuel Lopes decorreu precisamente no jardim da sua antiga casa, agora património do município da Póvoa de Varzim, mais um legado desta personalidade indissociável da Cultura local.

O serão no nº 68 da Av. Mousinho de Albuquerque contou com a evocação por Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e por Conceição Nogueira, diretora do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, ainda com os convidados Penteado Neiva e Álvaro Maio.

Numa altura em que passam 71 anos sobre o nascimento de Manuel Lopes, foram vários os amigos e poveiros em geral que se juntaram neste momento de nostalgia, em que se contaram histórias e lembrou-se o grandioso trabalho deste poveiro, que foi diretor do Museu Municipal de Etnografia e História e diretor da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Manuel Lopes foi o grande impulsionador da mudança das instalações definitivas da Biblioteca Municipal, bem como da reconstrução da Lancha Poveira do Alto. A 25 de Junho de 1994, o Município da Póvoa de Varzim atribuiu-lhe a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro.

A atuação do Coral de Ensaio da Póvoa de Varzim, com direção de Abel Carriço, marcou um dos aspetos da noite de memórias em volta de Manuel Lopes, que faleceu em 14 de agosto de 2006.

Veja a fotogaleria de “No Jardim de Palavras”.