Neste sentido, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em conjunto com os Bombeiros Voluntários e as Juntas de Freguesia, está a promover ações de sensibilização subordinadas ao tema “Gestão das faixas de combustíveis”.

As ações arrancaram a 3 de janeiro, na União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso e as próximas vão seguir a seguinte calendarização: 25 de janeiro, 21h00, na Junta de Freguesia de Rates; 26 de janeiro, 21h00, na Junta de Freguesia de Balasar; 30 de janeiro, às 19h00, na Junta de Freguesia de Argivai; 31 de janeiro, às 19h00, na Junta de Freguesia de Beiriz; 2 de fevereiro, às 21h00, na Junta de Freguesia da Estela; 6 de fevereiro, às 19h00, na Junta de Freguesia de Aguçadoura; 8 de fevereiro, às 19h00, na Junta de Freguesia de Navais; 9 de fevereiro, às 21h00, na Junta de Freguesia de Laundos.

Importa reconhecer que a estratégia de defesa da floresta contra incêndios passa por uma postura pró-ativa de todos os proprietários de edificações e de terrenos confinantes com estas, em meio rural, através da gestão de combustíveis e de outras regras de segurança.

O principal objetivo da iniciativa é informar a população sobre os procedimentos a adotar para o cumprimento da legislação em vigor, alertando para os benefícios das ações de gestão na proteção das edificações e para os perigos decorrentes de comportamentos menos adequados. Transmite-se, também, como agir para evitar situações que coloquem em causa a conservação dos espaços florestais.