Para além dos três dias da Sessão Plenária, Aires Pereira marcou presença também na reunião preparatória com os restantes membros dos Estados-membros, que teve lugar na terça-feira de manhã.

Foram abordadas questões essenciais para as cidades europeias na fase pós-pandémica que se avizinha, com destaque para a discussão sobre a adoção de salários mínimos adequados, o Pacto Ecológico Europeu, a integração de comunidades migrantes e a luta contra a radicalização nas regiões da UE.

Aires Pereira interveio no debate sobre o comércio e a recuperação económica da União Europeia, durante o qual foi discutido entre os membros do Comité das Regiões o impacto da pandemia nas pequenas e médias empresas. No seu discurso, o Presidente da Câmara partilhou algumas das boas práticas adotadas no Município da Póvoa de Varzim – como é o caso do Plano Estratégico 2020-2030 e do Marketplace “É Bom Comprar Aqui!” – e apelou à necessidade de serem alocados fundos às autarquias. Segundo o próprio, “não podemos continuar a pedir às Câmara Municipais políticas eficientes e medidas de proximidade, se não lhes canalizarmos verbas para a sua devida capacitação e execução”.

Recorde-se, a este respeito, que a UE já tinha recentemente destacado as iniciativas e medidas implementadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim como exemplo positivo na luta contra a COVID-19, na “We Stand Together – Exchange Platform”.

Importa referir que Aires Pereira contribuiu, através de voto favorável, para a aprovação dos seguintes Pareceres: Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo; Concretizar o Espaço Europeu da Educação até 2025; Uma Nova Abordagem da Estratégia Marítima para a Região Atlântica – Plano de Ação para o Atlântico 2.0; Regulamento que estabelece a Reserva de Ajustamento ao Brexit; Plano de Ação para as Matérias-Primas Críticas; Revisão da Política Comercial; Impulsionar uma Vaga de Renovação na Europa para tornar os edifícios mais ecológicos, criar emprego e melhorar condições de vida.

Agenda da 143.ª Sessão Plenária do Comité das Regiões Europeu

Discurso Presidente Aires Pereira – 143.ª Sessão Plenária Comité das Regiões