Perto de 300 utentes participaram, esta manhã, na Festa de Natal do Projeto Vida Ativa com Desporto. O Pavilhão Municipal acolheu os atletas com mais de 65 anos que, ao som de músicas natalícias, se exercitaram, conviveram e riram. Dez professores acompanharam os alunos durante toda a manhã, incentivando para que se suplantassem sempre, de resto, como fazem ao longo de todo o ano, todos os dias.

Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, esteve presente nesta Festa de Natal, onde pediu que se fizesse um minuto de silêncio pelo utente que faleceu há poucas semanas, na Varzim Lazer: “este ano, como todos sabem, passaram-se coisas alegres, outras menos alegres e acho que, antes de prosseguirmos com esta Festa, devíamos guardar um minuto de silêncio em nome deste vosso colega e da sua memória”.

O autarca lembrou a grande importância que os avós têm neste momento mais complicado para as famílias portuguesas, “quando muitos filhos regressam a casa, desempregados, e trazendo consigo os netos para os avós cuidarem”. Aires Pereira pediu: “não tenham vergonha. Caso estejam a passar por algum tipo de dificuldade, procurem os Serviços Sociais da Câmara Municipal”. Relativamente a medidas que o município esteja a implementar para minorar o esforço financeiro das famílias poveiras enquanto o país está a ser intervencionado pela Troika, o Vice-Presidente referiu que “por parte do município tem havido uma preocupação muito grande relativamente ao próximo ano, porque sabemos que será de muita carência e daí termos tomado um conjunto de medidas para aliviarmos um pouco as finanças dos poveiros: a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Aires Pereira adiantou que “não haverá qualquer aumento no preço da água. A Câmara Municipal irá assumir os 9% que a empresa Águas do noroeste, nosso fornecedor, nos vai impor”. No ano que se avizinha, “quando muitos de vós terão que auxiliar filhos e netos, esta é uma excelente ajuda”.

A festa prosseguiu com música, exercício e, claro, bolo-rei para retemperar forças.