“Os resultados da Póvoa de Varzim são um bocadinho diferentes dos nacionais. Aliança Portugal foi o partido mais votado no concelho, com 42,4%. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista com 24,5%, em terceiro, uma surpresa, mas também já confirmado a nível nacional, o Movimento Partido da Terra, com 8,5% e em quarto lugar, o Partido Comunista Português/Partido Ecologista Os Verdes, com 6,5% e, dos grandes partidos, o Bloco ocupa o quinto lugar, com 3,7%. A Aliança Portugal ganhou em todas as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim”, anunciou o Presidente.

Sobre este resultado, o autarca reconheceu que “desde que ando nestas lutas, o PSD nunca perdeu uma eleição. Estes resultados estão em linha com aquilo que são as escolhas do povo do concelho da Póvoa de Varzim”.

“Há a registar também um valor de abstenção um pouco acima daquilo que são as projeções para a média nacional. No caso do concelho da Póvoa de Varzim, a abstenção atingiu os 71% e os votos brancos 4,7%”, revelou.

Em relação à abstenção, Aires Pereira transmitiu que “está em linha com aquilo que se passa no país e com aquilo que é tradição dos resultados. Não é assim tão diferente daquilo que foi a média das abstenções nas eleições anteriores. A abstenção é um fenómeno que tem vindo a intensificar-se nos últimos anos e, portanto, todos temos que fazer um esforço no sentido de mobilizar as pessoas e de as convencer da importância que tem o seu voto.

Tendo em conta os resultados pela Europa toda, há sinais muito evidentes de que pode estar em causa a própria prática democrática, uma vez que há partidos, quer da extrema-direita quer da extrema-esquerda a assumirem um protagonismo cada vez maior em toda a Europa”, constatou.

Consulte os resultados detalhados do concelho da Póvoa de Varzim.