Alunos dos agrupamentos Dr. Flávio Gonçalves, Rates, Campo Aberto e Cego do Maio vão conhecer a Estação Radar Nº 2 da Força Aérea, em Paços de Ferreira, a Escola dos Serviços do Exército e o Porto da Póvoa de Varzim.

As atividades vão ter início às 9h30, na Estação Radar Nº 2, em Paços de Ferreira, com o içar da Bandeira Nacional, demonstração de atividades militares e contacto com material militar. Depois desta atividade, os estudantes regressam à Póvoa de Varzim para a palestra “Cidadania e Forças Armadas” a realizar na Escola Básica de Aver-o-Mar, às 11h30. Às 14h00 será efetuado o embarque nos meios navais dos Fuzileiros, no Porto da Póvoa de Varzim (junto à Estação Salva-vidas do ISN), e, às 15h00, condução de VR Pandur em simulador. Às 16h15 irá decorrer a Cerimónia de Arriar da Bandeira Nacional na Escola dos Serviços
com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

A iniciativa “Alista-te por um dia” visa transmitir aos jovens do 4º ano do Ensino Básico os valores da instituição militar e da cidadania dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, através de um plano de visitas a unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas. Quanto ao projeto “Cidadania e Forças Armadas”, destinada a alunos do terceiro ciclo (9º ano), consiste em palestras ministradas por oficiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea, e pela Liga de Reservistas, acerca de cada um dos três ramos, com especial enfoque na missão e empenhamento no contexto nacional e internacional.