A Junta de Freguesia de Rates proporcionou-lhes uma visita guiada, através da qual tiveram oportunidade de testemunhar ao vivo as tradições e costumes da terra, nomeadamente o itinerário do linho e do pão.

O ponto de partida foi a Igreja Românica de S. Pedro de Rates, importante marco na história da Vila, seguindo-se a Visita ao Núcleo Museológico e Praça dos Forais, Casa do Lavrador, Museu do Linho, Eira, Fonte Antiga, Moinho de Vento, Processo de Transformação, Passeio de burro, transporte da farinha em burro, Casa do Trabalhador Rural, Ateliê do pão e, por último a cozedura do mesmo.

Através da reprodução de vivências passadas, os alunos participaram em diferentes atividades, desde o entoar de cantares na Casa do Lavrador juntamente com as bordadeiras do linho até ao “amassar” do pão antes da sua cozedura, na Casa do Trabalhador Rural.

No sentido de preservar não só as tradições e costumes da Vila de Rates, mas também todo o potencial humano e patrimonial de que esta dispõe, particularmente o Ecomuseu, a Junta de Freguesia de Rates encontra-se a articular um conjunto de dinâmicas que imprimem um carácter interativo e lúdico às visitas guiadas ao Ecomuseu.

Veja a fotogaleria deste dia, no portal municipal.