A apresentação do livro foi feita por João Ricardo Pateiro e a sessão contou com leitura de poemas por Aurora Gaia, Isilda Nunes, Carlos Ogando Revez e David Morais Cardoso.

Segundo Sérgio Almeida, este livro é o “terceiro tomo de uma trilogia iniciada com “Fragmentos”, “Peregrino de mim…” não é o fim da viagem. Mas sim o início de uma jornada, a do conhecimento, que não tem limites. Como o poema”.

Para André Rodrigues, “é o feliz desenlace desta trilogia poética em que Álvaro Maio começou por reunir vivências, ou ‘Fragmentos’, como preferiu chamar-lhes. Assim se abriu o caminho para a descoberta que continuou com ‘Mais de Mim’ e terminou nesta peregrinação às profundezas da existência”.

Álvaro Maio nasceu a 29 de junho de 1960 na Póvoa de Varzim. Cresceu em Lourenço Marques, Moçambique. Estudou Desenho e projeto Industrial vindo a exercer a profissão de Desenhador-Projetista na área da metalo-mecânica. Estudou depois Jornalismo disciplina que lecionou durante dois anos no ensino público exercendo também como jornalista a profissão em várias rádios e jornais nacionais e locais. Hoje é comercial numa empresa do ramo alimentar em Portugal tendo voltado em part-time ao jornalismo desportivo. Tem poemas seus incluídos em variadas Antologias. Este Peregrino de Mim encerra uma trilogia poética que começou em 2013 com Fragmentos e continuou em 2016 com Mais de Mim. Vencedor do Prémio “Poetas da Ria” de Aveiro subordinado ao tema do Dia Internacional da Mulher 2014, com o poema “Mulheres, mulheres”.