O Cineclube Octopus, em parceria com a Associação Capela Marta (organizadora do Encontro) traz ao Cine-Teatro Garrett, no dia 14 de novembro, às 21h45, a gravação do maior álbum de gospel de todos os tempos, protagonizado por Aretha Franklin.

Gravado em 1972 perante a congregação da Igreja do Reverendo James Cleveland, em Los Angeles, “Amazing Grace” foi inicialmente realizado por Sydney Pollack. No entanto, problemas técnicos de sincronização do som com a imagem, irresolúveis até ao dia de hoje, tornaram impossível a projeção do filme.

As gravações ficaram “esquecidas” durante quase 40 anos até que ao dia em que os produtores Alan Elliott, Jerry Wexler e o realizador Sydney Pollack abordaram a Warner Brothers para usar uma nova tecnologia digital que permitisse combinar o som com a imagem e fazer um filme a partir das imagens brutas.

Quarenta e sete anos depois é, então, possível descobrir o filme testemunho da grandeza da Aretha Franklin e assistir ao grande evento na história da música norte-americana. Recorda-se que Aretha Franklin, considerada como a Rainha da Soul, faleceu há um ano, no dia 16 de agosto de 2018.