Como elemento da Comissão de Representantes do Comité Português, o município da Póvoa de Varzim esteve representado por Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente para quem esta adesão da Póvoa representa o “reforçar das nossas preocupações ambientais”. Aliás, e como refere o autarca, “os assuntos tratados no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra são assuntos que vão de encontro àquilo que temos feito ao longo dos anos no nosso município”, dando como exemplo a reflorestação ou a limpeza dos cursos de água.

Em Dezembro de 2005 a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, sob o tema “Ciências para a Terra e para a Sociedade”. As comemorações do AIPT, embora centradas em 2008, vão decorrer durante o triénio 2007-2009, um pouco por todo o mundo, com o objectivo de promover o papel das Ciências da Terra na resolução de muitos dos problemas que afectam a Humanidade, como por exemplo, gerir e utilizar adequadamente os recursos naturais. Das comemorações mundiais fazem já parte 53 países.

O lançamento, que coincidiu com o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, ficou marcado pelas intervenções de João Gomes Cravinho, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, durante a cerimónia oficial de abertura, que decorreu durante a tarde. Participaram ainda Maria Helena Henriques, responsável pelo programa do AIPT, Fernando Andresen Guimarães, presidente da Comissão Nacional da Unesco e Eduardo de Mulder, director do AIPT junto da Unesco.

Durante todo o dia decorreram colóquios com investigadores, seminários, workshops, ateliês, exposições, havendo mesmo estruturas para praticar desportos radicais, como escalada. O concerto de Pedro Abrunhosa foi outro dos eventos em programa.

O Ano Internacional do Planeta Terra tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e conta com o envolvimento de  centenas de organizações de natureza diversa, desde entidades governativas, instituições científicas, culturais e universitárias e câmaras municipais, entre muitos outros. Esta é uma iniciativa que conta ainda com o apoio institucional da União Internacional das Ciências Geológicas e enquadra-se na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005 – 2014).