O espetáculo terá lugar às 21h45, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates.

“Quatro mulheres encontraram-se numa sessão de interpretação musical numa tarde da primavera de 1986; queriam experimentar como o canto medieval e polifonia resultariam quando cantados por vozes femininas. Mais de vinte e cinco anos depois, constata-se que ‘Anonymous 4’ apresentou-se em auditórios esgotados nas mais importantes séries de concerto e festivais em toda a América do Norte, Europa, Ásia e Médio Oriente; e fez 19 gravações para a ‘harmonia mundi usa’, com vendas acima dos dois milhões de exemplares.

Os programas de ‘Anonymous 4’ têm incluído música do ano 1000; a música extasiante e a poesia da abadessa Hildegard von Bingen, mística do século 12; canto e polifonia inglesa, francesa e espanhola dos séculos 13 e 14; cânticos de Natal medievais e modernos das Ilhas Britânicas; canções populares americanas, canções ‘shape note’ e canções ‘gospel’; e obras expressamente escritas para o grupo. As suas gravações obtiveram o prestigiado Diapason d’Or’, o ‘Disco do Ano’ de Classic CD, o ‘Early Music Recording of the Year’, de Classic FM, vários ‘Editor’s Choice awards’ de Gramophone, o ‘Prémio Vivaldi’ (Itália), o ‘Choc’ de Le Monde de la Musique; o agrupamento também foi duas vezes votado para o ‘top classical artists’ da Billboard. Anonymous 4 recentemente regressou ao quadro da Billboard com a publicação de Secret Voices (2011), música do século 13, do Codex espanhol Las Huelgas.

No grupo de compositores que escreveram para Anonymous 4 inclui-se David Lang (love fail, a trabalho noturno non stop estreado em Junho de 2012), Richard Einhorn (Voices of Light, um oratório com filme mudo; e A Carnival of Miracles, para quarteto vocal e dois violoncelos), John Tavener (The Bridegroom, para Anonymous 4 e o Chilingirian String Quartet), Peter Maxwell Davies (A Carnival of Kings), e Steve Reich (Know What is Above You).

Anonymous 4 gravou e fez digressões com o Chilingirian String Quartet, com o lendário harpista Andrew Lawrence King; com as estrelas ‘newgrass’ Darol Anger (violino) e Mike Marshall (bandolim, guitarra); e tem um projeto de nova colaboração com a banda rock independente, a Mountain Goats, com canções características de John Darnielle e arranjos vocais para o quarteto por Owen Pallett.

Informações:

A conferência e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

O preço dos bilhetes avulso para jovens até aos 25 anos e pessoas com mais de 65 é €4,00 e os bilhetes avulso normais custam €6,00.

Se pretender fazer aquisição dos mesmos em Grupo (mínimo de 4 bilhetes) tem o custo de €4,00 (cada) e a Assinatura (série de 15 bilhetes para os quinze espetáculos) de €25,00 com oferta de brochura.

Poderá adquirir os bilhetes nos seguintes locais: Serviço de Turismo da Póvoa de Varzim (desde 1 de julho, das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira; aos sábados e domingos, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00); Secretariado do Festival (desde 1 de Julho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (de segunda a sexta-feira), na receção ou através do telefone 252 614 145 ou segunda a domingo: 14h00 às 20h00 através do telemóvel 939 751 434 (só para reserva de bilhetes) e ainda Auditório Municipal, Cine-Teatro Garrett, Igrejas Matriz, Misericórdia e Românica de S. Pedro de Rates, no próprio dia de cada espetáculo, a partir das 20h30.

Acompanhe a 36ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.