Dia 21, às 21h45, no Auditório Municipal, numa conversa informal antes do início do concerto, António Pinho Vargas fala desta sua nova obra ao público do Festival, seguindo-se a estreia absoluta, na Póvoa, a cargo do Quarteto Verazin, que nessa noite interpreta também peças de Haydn e Debussy:

Joseph Haydn (1732-1805)

Quarteto em Fá menor, op. 20 nº 5, H.III.35

1. Allegro moderato

2. Menuetto

3. Adagio

4. Finale – Fuga a due Soggetti

António Pinho Vargas (1951)

“Movimentos do subsolo” – Quarteto de cordas nº 2 (estreia mundial)

I. Z  = 60

II. Z  = 120

III.  Z   = 60

Intervalo (15 minutos)

Claude Debussy (1862-1918)

Quarteto para cordas em Sol menor, op. 10

1. Animé et très décidé

2. Scherzo (assez vif et bien rythmé)

3. Andantino doucement expressif

4. Très modéré – Très mouvementé – Très anime

Sobre “Movimentos do Subsolo”- quarteto nº2, escreve o autor: “O subsolo, aparentemente imóvel, tem todavia pequenos movimentos permanentes, quase imperceptíveis e movimentos mais bruscos nas profundidades que provocam enormes consequências à superfície. A metáfora principal desta obra deriva do paralelo possível entre aquilo que se passa nas profundidades terrestres e nas profundezas quase ignotas da mente humana. Nesse sentido esta peça manifesta uma agitação interna e externa que não tem sido muito utilizada nas minhas obras, sobretudo de forma tão sistemática.

De acordo com o meu procedimento habitual esta peça tem uma pequena teoria. O seu elemento principal reside no conceito de gesto musical, na utilização de vários gestos, compostos de figuras características.

Fiz um pequeno catálogo de gestos possíveis que são combinados, repetidos, transformados ou submetidos a transformações e desfigurações graduais. Mas as suas transições são, por vezes bruscas e um desenvolvimento gradual de uma determinada figura/gesto pode ser interrompido por um corte abrupto. Esta sucessão de gestos, figuras e cortes organiza-se, apesar de tudo, em três secções relativamente perceptíveis como tal.”

O Quarteto de Cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim apresentou-se oficialmente pela primeira vez em 23 de Julho de 2007 em concerto integrado na 29ª edição. Em antestreia, participou na conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, em 6 de Julho desse mesmo ano.

O Quarteto Verazin teve aulas com o Quarteto Prazak (Póvoa de Varzim), Riszard Woycicky (ESMAE) e Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen (Alemanha), tendo-se apresentado publicamente nesta Escola Superior em Abril de 2008.

O grupo é formado por membros da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e tem como missão fulcral a divulgação, na região, do riquíssimo repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quartetos de cordas. Em estreia mundial, apresentam, na presente edição do Festival uma obra de António Pinho Vargas, encomendada pelo Festival, “Movimentos do Subsolo” – Quarteto nº 2 .