Este livro nasceu do Projeto Concelhio de Escrita Colaborativa Póvoa de Varzim, que é a segunda vez que promove esta atividade e é promovido pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e pelos professores Bibliotecários, que mobilizou alunos, pais e professores das escolas do concelho. Este projeto contou ainda com a colaboração do Jornalista Alberto Serra, para dinamizar o processo de escrita nas escolas.

Foi em contexto de aula que alunos desde o pré-escolar, ao ensino básico participaram nesta iniciativa, escrevendo as histórias nas aulas de português e fazendo as ilustrações nas aulas de Educação Visual e tecnológica. Tanto as histórias, como as ilustrações tinham como tema de fundo um baú de objetos ligados ao mar, à comunidade piscatória e todo o imaginário cultural e tradicional associado à Póvoa de Varzim.

Com este projeto os alunos tiveram uma experiência enriquecedora de leitura e de escrita, que os fez ser autores por um dia. Foi uma oportunidade para aprenderem a respeitar o ponto de vista dos outros, ao mesmo tempo que que trabalharam em conjunto com outros colegas e até com os próprios pais que também participaram.