Álvaro Manuel Oliveira Maio foi o vencedor da edição 2020 do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes d’Escritas que distingue uma obra literária inédita – de romance, contos ou poesia – escrita em português e cuja temática seja a Póvoa de Varzim. Concorreu sob o pseudónimo “Zé Pescadinha”, com o trabalho que irá, no próximo sábado, apresentar.

A escrita vem já dos tempos de infância, visto ainda muito jovem ter recebido uma menção honrosa com a publicação do conto “A minha 1ª viagem ao sol” no Jornal de Noticias de Lourenço Marques em novembro de 1969. Como autodidata aprendeu a tocar alguns instrumentos musicais de onde sobressaem a guitarra e o piano, começando desde criança a compor.

Durante todos estes anos foi autor de crónicas e poesias, tendo algumas delas sido publicadas na antologia poética “FRAGMENTOS” apresentada em outubro de 2013, dando assim início à sua vida editorial! Vencedor do Prémio “Poetas da Ria” de Aveiro subordinado ao tema do Dia Internacional da Mulher 2014, com o poema “Mulheres, mulheres”. Foi coautor de várias antologias poéticas, algumas delas apresentadas na Póvoa de Varzim.

Em março deste ano foi nomeado Presidente Intercontinental da Union Hispanomundial de Escritores para os Países de Língua Portuguesa e é, atualmente, comissário para o Festival Mundial de Poesia WPF-FMP que envolve mais de 180 países e que este ano se realizará em Portugal no final do verão.

Os bilhetes estarão disponíveis no Cine-Teatro Garrett até ao dia do evento. A entrada é gratuita e limitada à lotação da sala.