Durante a apresentação do programa de festejos deste ano, que decorreu ontem ao final da tarde, o vereador esteve acompanhado por representantes dos seis bairros da Póvoa. Luís Diamantino sublinhou a responsabilidade dos bairros – Matriz, Norte, Sul, Regufe, Mariadeira e Belém – na dinamização do concelho durante as duas semanas que comemoram o santo padroeiro dos pescadores. “Os bairros trabalham durante quase um ano para se apresentarem no seu melhor, ano após ano.” O autarca destacou algumas das actividades que constam do programa que contempla actividades entre 21 de Junho e 6 de Julho, entre elas a inauguração do Arranjo Urbanístico da Avenida Mousinho de Albuquerque: “Esta é uma das maiores obras de requalificação da cidade da Póvoa de Varzim.” A inauguração irá decorrer no dia 28 de Junho, pelas 17h30.

O Cortejo do Mar foi outro dos eventos destacados por Luís Diamantino. Mais uma vez, todos os bairros estão empenhados na reconstituição do cortejo que desfilou pela primeira vez nas ruas da Póvoa em 1962. “O Cortejo do Mar não pretende ser uma cópia fiel do anterior, já que existem elementos que foram retirados e outros acrescentados. Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal, está a orientar os trabalhos e todos os pormenores têm como base e inspiração as fotografias obtidas em 1962.” O Cortejo do Mar vai percorrer a cidade no dia 6 de Julho, pelas 16h00, com início na Avenida dos Banhos.

A actuação dos GNR, “o Grupo Novo Rock e não a Guarda Nacional Republicana”, brincou o autarca, é outro dos trunfos para o sucesso do programa dos festejos de S. Pedro. A banda, que conta já com mais de 25 anos de carreira, irá interpretar os êxitos que marcam o seu percurso e a vida de várias gerações. Os GNR vão actuar no dia 5 de Julho, às 22h00, no Palco do Passeio Alegre.

Na opinião do vereador, a actuação da Orquestra Ligeira do Exército também será imperdível. O espectáculo irá decorrer no dia 2 de Julho, no Passeio Alegre.

Luís Diamantino, por último, destacou o Jogo de Campeões. O actual capitão do Varzim Sport Club, Alexandre, reuniu “as velhas glórias do clube para um jogo de solidariedade. Os bilhetes custarão €2 e as receitas reverterão a favor da Maria da Paz Varzim. A Câmara Municipal irá adquirir umas centenas de bilhetes que ofereceremos às escolas para que as crianças possam assistir ao evento.”

O autarca sublinhou o facto de “as pessoas ficarem apaixonadas pelos festejos de S. Pedro, pelos usos e costumes da Póvoa, quando participam nesta festa.”  O convite ficou feito. Serão duas semanas de animação, nas mais variadas áreas, para as diferentes idades.