Considerado um evento âncora no âmbito da dinamização do produto estratégico Gastronomia e Vinhos, este projeto tem evoluído no sentido de conseguir unir os quatro sub destinos do Norte (Porto, Douro, Trás-os-Montes e Minho) com toda a zona da Galiza, de forma a promover fora de portas o nosso património gastronómico e cultural.

O Presidente da TPNP, Melchior Moreira, frisou durante a apresentação a necessidade de continuar a apostar no desenvolvimento económico e a necessidade de trabalhar em rede como forma de promover o Turismo num todo, apostando na promoção conjunta da temática da gastronomia e vinhos com a região centro, já no próximo ano.

O município da Póvoa de Varzim adere à campanha nos dias 5, 6 e 7 de dezembro com o prato «Peixe à Proa», criado no contexto do projeto Prove Póvoa e que resulta numa interessantíssima combinação de peixes do nosso mar (pescada, robalo e polvo) com legumes do concelho, com inspiração no prato de referência local, a Pescada à Poveira. Para sobremesa, a escolha recaiu na incontornável Rabanada Poveira.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, lançou o desafio a todos os presentes para partirem à descoberta da nossa cidade e da sua oferta gastronómica, realçando a afamada qualidade dos produtos locais.

Segue-se a apresentação deste projeto, esta semana, em Santiago de Compostela.