Considerado um evento âncora no âmbito da dinamização do produto estratégico Gastronomia e Vinhos, este projeto tem evoluído no sentido de conseguir unir os quatro sub destinos do Norte (Porto, Douro, Trás-os-Montes e Minho) com toda a zona da Galiza, de forma a promover fora de portas o nosso património gastronómico e cultural.

O município da Póvoa de Varzim adere à campanha nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, voltando a apostar no prato «Peixe à Proa», criado no contexto do projeto Prove Póvoa e que resulta numa interessante combinação de peixes do nosso mar (pescada, robalo e polvo) com legumes do concelho, com inspiração no prato de referência local, a Pescada à Poveira. Para sobremesa, a escolha recaiu na incontornável Rabanada Poveira, cada vez mais a bandeira da nossa doçaria local. Os restaurantes aderentes são: 31 de Janeiro; 3 Rapazes (Rates); Casa Cecília; Di António; Firmino; Leonardo; Manjar dos Leitões; O Pátio. Os clientes que optem pelo prato da campanha, para além da oferta de um copo de vinho de boas vindas da nossa região, têm acesso gratuito ao Museu Municipal.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, lançou o desafio a todos os presentes para partirem à descoberta da nossa cidade e da sua oferta gastronómica, realçando a afamada qualidade dos produtos locais.

Veja a fotogaleria.