A Várias Mãos consistiu num projeto de escrita que mobilizou alunos de todas as escolas do concelho. Esta história contou com a colaboração de Luís Diamantino, Vereador da Cultura e da Educação, que escreveu a introdução. Com base nesta introdução foram construídas quatro histórias. Em cada ciclo de aprendizagem, do primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento de escolas do concelho, foram mobilizados alunos ou turmas que escreveram uma história colaborativa.

A iniciativa foi da responsabilidade dos professores bibliotecários deste concelho e teve articulação curricular com os professores de Português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de Educação Visual para o processo de ilustração da história.

Esta atividade promoveu uma experiência enriquecedora de leitura e de escrita que fez dos alunos do concelho autores e mobilizou competências de respeito pela propriedade intelectual, respeito pela opinião e ponto de vista do outro e responsabilidade cívica na promoção da cultura e da interação da escola com a comunidade e com os parceiros educativos.

Com este evento será também encerrado e trazido a público o projeto de escrita colaborativa A Várias Mãos com famílias desenvolvido, simultaneamente na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves e que resultou da articulação entre a disciplina de Português e a Biblioteca Escolar.

No âmbito do SABE, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto apoiou esta iniciativa e promoveu a publicação do cartaz e a divulgação da atividade.