A apresentação do programa oficial esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e da Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

Aires Pereira começou por agradecer a todos os que tornaram possível a realização do evento, enaltecendo que as expetativas “são as melhores possíveis”, naquela que será a primeira vez que “todo o tecido empresarial do concelho se irá reunir num evento”. O autarca vê no Congresso uma “oportunidade para nos ficarmos a conhecer melhor” e para “potenciarmos as mais-valias das empresas do concelho”.

O Presidente da Câmara acrescentou que acredita que a “sala de congressos do Axis Vermar será pequena para acolher todos os interessados em participar”. À espera dos inscritos no Congresso Empresarial estarão “oradores de excelência”, acrescentou Aires Pereira, que confirmou estar na expetativa de receber resposta afirmativa ao convite feito ao Presidente da República, que “muito honraria a Póvoa de Varzim com a sua presença”.

O edil aproveitou a oportunidade para enaltecer o papel da Póvoa de Varzim na dinamização do turismo na Área Metropolitana do Porto. Num ano em que “13 milhões de pessoas aterraram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, à procura de descobrir a nossa região”, Aires Pereira salientou a Póvoa de Varzim como “o único concelho do Grande Porto com unidades hoteleiras em frente à praia”.

No entanto, o caso de sucesso da Póvoa de Varzim provocou uma sobrelotação do alojamento existente, pelo que o concelho se vê necessitado da “abertura de uma ou duas grandes unidades hoteleiras”, sendo este evento “uma boa oportunidade de promover o debate em relação às condições hoteleiras do concelho”.

Subordinado ao tema “Potenciar as Empresas”, o 1º Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim tem como principal objetivo potenciar o tecido empresarial do concelho e da região Norte. Desta forma, serão abordados os temas do “Empreendedorismo e Financiamento”, “Agricultura e Mar”, “Sucessão de Empresas Familiares”, Perspetiva Financeira”, “BNI Norte Litoral e Póvoa” e “Turismo, Indústria e Internacionalização”.

Na manhã de 24 de novembro, primeiro dia do Congresso, será debatido o papel da formação executiva, como chegar da ideia ao negócio e o financiamento empresarial e iniciativas do Portugal 2020. Da parte da tarde, a temática incidirá sobre a Agricultura e o Mar, particularmente o Turismo Náutico, para além da questão da sucessão de empresas familiares, com a participação de oradores que sucederam a várias gerações, que explicarão como manter os padrões de origem do fundador e quais as mudanças de gestão a implementar nos processos de transição. O primeiro dia do evento encerrará com um jantar-debate acerca da Perspetiva Económica e Financeira do País.

O segundo dia, 25 de novembro, irá começar com uma sessão networking. Ainda no programa matinal, está incluída uma sessão gratuita de speed-networking, para que os empresários da região Norte possam trocar contactos e estabelecer parcerias de negócio. A tarde está reservada para os temas da Póvoa de Varzim e o turismo, contando com a presença de representantes de empresas e instituições turísticas estratégicas para a região. Serão ainda abordados os temas da indústria e a internacionalização da mesma, através do testemunho de empresas pioneiras e bem-sucedidas na aposta em mercados externos.

Durante os dois dias do evento irá decorrer uma Feira Empresarial, que contará com a presença de cerca de 40 empresas representativas de diferentes áreas de negócio. O Congresso Empresarial abarca desta forma uma diversidade de clusters, contando com a presença de perto de 40 oradores e moderadores, alguns dos quais representantes de empresas que já marcam presença em mais de 40 países.

Consulte o programa completo no portal oficial do evento. Assista também aos vídeos com a mensagem de cada interveniente nesta primeira edição do Congresso Empresarial no canal do YouTube.

O evento é de entrada gratuita, mas requer inscrição obrigatória. Somente o painel “Perspetiva Financeira” tem um custo de 20€, uma vez que será realizado durante um jantar. Não perca esta oportunidade e faça a sua inscrição aqui.