A apresentação do programa oficial contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da autarquia, Luís Diamantino, do Diretor Artístico e Musical da Capela Marta, Tiago Pereira, do presidente da associação, Tomás Pontes e do presidente da assembleia geral da associação, Abel Magalhães.

Tiago Pereira revelou que esta edição contará com a participação de 19 agrupamentos corais, cerca de 900 vozes, num total de sete concertos, a realizar em 10 locais ligados à cultura da Póvoa de Varzim (Cine-Teatro Garrett, Igreja Matriz; Basílica do Sagrado Coração de Jesus; Igreja da Lapa; Igreja de São José de Ribamar; Igreja da Misericórdia, Praça do Almada, Museu Municipal, Posto de Turismo e Diana-Bar).

O diretor artístico do evento salientou os quatro pilares que têm contribuído para o sucesso do Encontro de Música Coral poveiro, a nível de cultura, educação, turismo e coesão social. Tiago Pereira realçou ainda que esta será a primeira edição internacional do Encontro, mas que este se manterá sempre fiel às suas origens e ao nome original. Abel Magalhães e Tomás Pontes reforçaram esta ideia, com o presidente da associação a ressalvar que “não se encontra no País um programa coral com tanta adesão como este”, aproveitando para agradecer o papel da Câmara Municipal neste projeto.

Luís Diamantino frisou a “obrigação” cultural que a autarquia tem para com este evento, aproveitando para agradecer o trabalho de “todas as pessoas que colaboram na Capela Marta”, nomeadamente pela contínua aposta “no que é nosso” e no “que de melhor a Póvoa tem para oferecer”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal destacou o papel que a música e o Encontro Coral têm na promoção turística da Póvoa de Varzim através da cultura, mesmo em época baixa, funcionando como “uma forma de fidelizar pessoas e trazer mais gente ao concelho e promover um itinerário pelos nossos monumentos e espaços culturais”. O Vereador da Cultura lembrou a aposta “muito grande” do município na música, através de eventos como este, não esquecendo também o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, o Ciclo de Música Sacra e o constante crescimento da Escola de Música.

A abertura oficial do evento terá lugar dia 17 de novembro, quinta-feira, às 21h30, a preceder a exibição do filme “Florence, uma diva fora de tom”, pelo Cineclube Octopus, a partir das 21h45.

No sábado seguinte, dia 19, às 10h00, o Museu Municipal vai receber dois workshops gratuitos de música coral, acerca da técnica vocal e direção coral. No mesmo dia, da parte da noite (21h45), a Basílica do Sagrado Coração de Jesus será o cenário ideal para a atuação de três coros: dos Pequenos Cantores de Esposende, dos Jovens Cantores de Guimarães e Coro Manuel Giesteira (Póvoa de Varzim).

O fim de semana de animação cultural não se esgota no sábado. No domingo, dia 20, a Igreja São José de Ribamar vai receber o Coro de Câmara de São João da Madeira, o grupo Coral da Cidade de Vila Real e o Solo Voces de Lugo, Espanha.

O Posto de Turismo também se associou a este evento e no dia 25, sexta-feira, vai organizar um espetáculo musical. Às 21h30, irá atuar o Coro dos Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos e às 21h45, terá lugar uma tertúlia, com os maestros José Luís Borges Coelho, Vítor Lima e José Abel Carriço.

No sábado, 26, às 17h30, o Coro & Orquestra Feliz Natal Póvoa de Varzim (que reúne os vários grupos corais do concelho) estará presente na Praça do Almada. À noite, a Igreja Matriz irá receber o Bando de Surunyo (Porto) e os Ensemble Vocal Notas Soltas (Maia) e Pró-Música (Porto), a partir das 21h30.

Na tarde de domingo, dia 27, a animação estará a cargo da Igreja da Lapa, que a partir das 16h00 irá promover um concerto com o Coro Vilancico (Guimarães), o Coro Juvenil de Vieira do Minho e o Coro Polifónico de Amarante.

Na primeira sexta-feira de dezembro, dia 02, às 21h30, a Igreja da Misericórdia dará voz ao Grupo Coral de Areias de Vilar (Barcelos), ao Coro Académico da Universidade do Minho e ao Coro Juvenil Pró-Musica, da Póvoa de Varzim.

O IV Encontro Coral termina no sábado, dia 03, a partir das 21h30, com a atuação do grupo espanhol Mistura Vocal e da Capela Marta, na Igreja Matriz.

Fazem ainda parte do programa oficial, duas exposições, que estarão disponíveis já a partir do próximo sábado, 05 de novembro até 03 de dezembro. Desta forma, os interessados poderão consultar tudo sobre as edições passadas dos Encontros de Música Coral da Póvoa de Varzim, no Posto de Turismo, e o espólio existente sobre a vida e obra do Coro Capela Marta, intitulada “Capela Marta, 65 Anos de Música”, no Diana-Bar.

Depois do sucesso das últimas três edições, a 4ª edição do certame cultural tem como objetivos principais o fomento da amizade, aliado à preservação da música coral, à promoção do decano coro poveiro Capela Marta e à divulgação da Póvoa de Varzim.