Pretende-se conduzir à desejável normalidade em termos de fluidez de tráfego automóvel e pedonal, necessária ao equilíbrio emocional do elevado número de utilizadores em dois períodos muito especiais do dia – o início e o fim do horário laboral de uma grande parte dos munícipes.

A intervenção prevista permitirá que a Rua José Régio funcione como complemento da malha viária urbana de modo a permitir melhorias significativas ao esquema de circulação próximo da zona das escolas com a introdução de soluções que garantam a fluidez do tráfego.

A Operação enquadra-se, pois, Tipologia de Intervenção é a 06. Mobilidade Urbana Sustentável e corresponde à tipologia de ação (iv) a estruturação de corredores urbanos de procura elevada, priorizando o acesso à infraestrutura por parte dos transportes públicos e dos modos suaves, criando corredores específicos “em sítio próprio” (corredores BUS convencionais ou o ou os que permitam serviços de autocarro rápido – BRT – ou de veículos elétricos – LRT).

O projeto, que prevê um investimento global de 411.917,55 €, foi aprovado no âmbito do Aviso de Abertura de Candidatura n.º NORTE-06-2016-19 – Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano; Prioridade de Investimento 4.5 – Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação, com um investimento elegível de 142.981,77 e uma comparticipação FEDER de 121.534,50.

Conheça as outras candidaturas aprovadas aqui.