A abertura do concurso público para estes trabalhos foi aprovada ontem em Reunião de Câmara Municipal. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que este é mais um passo na melhoria daquela zona da cidade. As raízes das árvores têm levantado o pavimento e é necessário efetuar uma intervenção nos passeios.

Em conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários foi decidida a reversão da doação de um terreno situado por trás da Biblioteca Municipal. O terreno havia sido doado pelo Município em 1989 para a construção de um novo quartel. Passadas praticamente duas décadas o objetivo pelo qual o Município procedeu à doação não foi executado e foi decidido por ambas as instituições que o terreno iria regressar às mãos da autarquia para a construção da Casa das Associações.

Aires Pereira anunciou, ainda, que a Câmara Municipal enviou uma proposta à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) – que tem por missão a regulação e a supervisão dos setores de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos sólidos urbanos – que, se for aprovada, irá significar uma redução na tarifa dos resíduos sólidos para os consumidores domésticos e não domésticos.

“Precisamos, agora, da aprovação da ERSAR para alterar os tarifários. Devido ao sucesso do sistema porta a porta, implementado nos Bairros Sul e Matriz, temos condições para fazer um ajustamento na fatura dos resíduos sólidos já a partir de janeiro de 2019. Isto irá significar uma redução de cerca de 600 mil euros em faturas”.