Mário Ferraz, mentor do projeto desde o primeiro ano, acompanhado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, anunciou o tema de 2017/2018: “Aristides de Sousa Mendes – Um homem bom”.

Este diplomata português conseguiu que – estima-se – mais de trinta mil judeus escapassem ao holocausto nazi concedendo-lhes vistos e, por vezes, refugiando-os nas suas casas, em Bordéus, onde exercia funções como cônsul, e em Cabanas de Viriato, de onde era natural. António de Oliveira Salazar, desagradado com os atos de heroísmo, destituiu Aristides de Sousa Mendes deixando-o sem rendimentos e fazendo com que terminasse a sua vida na miséria. Conhecer este homem e o seu altruísmo e coragem será, sem dúvida, uma mais-valia para as crianças que participam no Encontro pela Paz. É esse, segundo Luís Diamantino, o grande objetivo da Câmara Municipal enquanto parceira do Encontro pela Paz: sensibilizar as crianças para a prática de gestos que fomentem a paz.

“A mínima diferença, o mínimo detalhe pode alterar o futuro. Muitas vezes ouço as pessoas dizerem que não vale a pena, que nada irá mudar. Não é assim. Cada um de nós pode fazer a diferença”, afirmou o Vice-Presidente.

Mário Ferraz explicou, então, a programação desta 19ª edição. A exposição “Educação pela Paz – Aristides de Sousa Mendes, um homem bom”, que será inaugurada a 13 de dezembro, às 10h00, no Diana Bar, com a participação da Classe Conjunto Vocal da EMPV, orientada por Rui Silva, e d’“A Dupla Maravilha”.

A Árvore da Paz vai estar no Diana Bar e no Pavilhão pronta para, entre 17 de dezembro e 13 de janeiro, as mensagens de paz dos poveiros. Já a Chama da Paz vai percorrer as freguesias da Póvoa a 16 dezembro, terminando o seu percurso no Pavilhão Municipal.

A 17 de Dezembro, às 15h00, no Pavilhão Municipal realiza-se a Cerimónia “Encontro pela Paz”, que mais uma vez vai proporcionar um espetáculo pelo Corpore Dance, atuação de Rui Silva e Susana Costa (Canto) e de Bruno Trocado (Piano), da Escola Municipal da Póvoa de Varzim, a que se junta a largada de pombos, a Marcha Pela Paz e a deposição de flores brancas na Taça da Paz.

Para o último dia do ano a organização convida todos a fazerem um Minuto de Silêncio pela Paz, momentos antes da meia-noite, como que a preparar a chegada do Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro, às 16h00, assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz.

Entrando em 2018, a 13 de janeiro, às 21h30 no Diana Bar, o Encontro pela Paz convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição e com a atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha”, do Coro Infantil de Amorim e Laúndos e do Coro dos Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos e, ainda, do Duo Carla e Aires.