As sessões pedagógicas vão decorrer às terças e quintas-feiras, às 10h30 e às 14h30, nos meses de Outubro, Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Consistem em pequenas palestras sobre a Póvoa de Varzim e a sua história, a toponímia poveira, suportes de escrita, a figura do Cego do Maio, a Câmara e a Praça do Almada e o trabalho de um arquivo.

Quanto às oficinas pedagógicas, decorrem nos mesmos dias e nos mesmos horários e meses e propõem às crianças que sejam paleógrafos por um dia e que aprendam como se faz uma árvore genealógica. Aproveitando a época do Natal, em Dezembro, vão também decorrer sessões pedagógicas sobre tradições natalícias.
O pedi-paper realiza-se só nos meses de Maio e Junho, às terças e quintas-feiras, às 10h30 e 14h30, e será uma forma de levar as crianças a percorrer ruas da cidade respondendo a várias perguntas e aprendendo mais sobre a história dos lugares. As visitas guiadas, que são mais uma das componentes do Serviço Educativo do Arquivo Municipal, realizam-se às quartas-feiras, também às 10h30 e às 14h30.
A participação das crianças neste Serviço Educativo está sujeita a uma inscrição prévia, gratuita, que pode ser realizada no próprio Arquivo Municipal.
Com esta iniciativa pretende-se dinamizar o Arquivo Municipal, que não deve ser visto como um mero depósito de documentos históricos, mas antes como uma instituição que tem a função de divulgar os seus fundos documentais, envolvendo crianças e jovens nas suas actividades e promovendo a realização de actividades educativas variadas e apelativas.