Intitulado “Do documento avulso aos livros de notas: o valor probatório do registo”, o curso será ministrado por Maria João Oliveira e Silva (CITCEM/FLUP), ao longo de quatro sessões, nas seguintes quartas-feiras: 2, 9, 23, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h30, no Arquivo Municipal.

O Curso tem o custo de 10€ e está sujeito a inscrição prévia. As inscrições, limitadas, podem ser feitas para o email: arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt. A participação no Curso inclui certificado de participação.

Desde os inícios do século XIII que existem, em algumas cidades portuguesas, referências à existência de livros de registo notariais. No entanto, os mais antigos livros de notas que hoje em dia se conhecem datam da segunda metade do século XV. Esta prática de registar in extenso os documentos em livros próprios foi alvo de regulamentação régia, desde os inícios da centúria de Trezentos, como forma de uniformizar procedimentos, definir obrigações e estabelecer um novo paradigma de redação e conservação documental que, paulatinamente, se vinha a implementar junto dos tabeliães de todo o território.