No sábado, a Praça do Almada encheu-se de famílias e crianças, que participaram nas músicas, nos cânticos e na dança e foram surpreendidos pelo espetáculo de fogo-de-artificio, pela árvore de Natal gigante e pela iluminação alusiva à quadra, que não deixou ninguém indiferente. Não faltaram as guloseimas e animações típicas da época natalícia, bem como a já habitual Parada do Pai Natal, que se juntou à festa acompanhado pela Branca de Neve, pelos Sete Anões e pelas suas renas, trazendo alegria aos rostos dos mais pequenos.

Como não podia deixar de ser, nesta ocasião especial, o grupo Coral Feliz Natal Póvoa de Varzim ofereceu um momento único aos poveiros, com a participação de todos os grupos corais do concelho, cerca de 300 vozes, acompanhados pela Orquestra Ensemble Natal, dirigida por Tiago Pereira e com vozes de Isabel Silva, Daniela Bouçanova, Silvana Pontes, José Claro, Leandro Ferreira e Pedro Costa. Por sua vez, o espetáculo de dança ficou a cargo da Corpore Sano, com a direção técnica de Ana Marques. A composição coreográfica, tanto clássica como contemporânea, contou com a participação de 60 elementos.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, aproveitou a oportunidade para desejar a todos os poveiros um Feliz Natal e um excelente 2017.

No domingo, entre as 10h00 e as 20h00, o Pai Natal foi o grande anfitrião do seu palácio de cristal, instalado na Praça do Almada, e recebeu os melhores convidados, as crianças e os pais, mas também o Palhaço Batatinha, os Mágicos, a Branca de Neve, os Acrobatas em Mini Circo, o Aladino, Frozen, entre outros. Até à véspera de Natal, o Pai Natal e os seus convidados irão promover grandes espetáculos, à sexta-feira e ao sábado, às 17h00. A entrada é livre até ao limite da lotação, mediante levantamento de bilhete, no próprio local, na casa do Pai natal, durante o horário de funcionamento.

Esta é apenas uma das muitas iniciativas deste Feliz Natal poveiro. O Museu Municipal tem patente a exposição “Jubileu da Misericórdia”, que estará aberta ao público até 28 de janeiro. Tendo por mote a “Misericórdia” de Deus, são mostradas algumas das suas manifestações e registos, exprimindo a profunda e arreigada religiosidade nas comunidades locais. O Museu Municipal vai ainda retomar a tradição de montar um grande presépio popular, no início de dezembro, onde não vão faltar as paisagens de musgo e água, pescadores, a matança do porco, entre outros quadros tradicionais portugueses. O Teatro de Marionetas “As Cantigas do Menino”, peça que serve como mote para ensinar às crianças as cantigas tradicionais, será igualmente apresentada pela equipa do Museu em dezembro, de acordo com as solicitações e respetivas marcações das escolas do concelho.

A Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição também irá contribuir para que a Póvoa de Varzim se transforme numa cidade mágica, com a abertura do Castelo de Natal, todos os sábados, domingos e feriados de dezembro (dias 3, 4, 8, 10, 11, 17, 18, 24 e 25, às 16h00), com entrada gratuita.

Não esquecer os 4 concertos de Natal que a Escola de Música da Póvoa de Varzim preparou para si, nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro, na Igreja S. José de Ribamar, na Igreja Paroquial de Navais, no Museu Municipal e na Igreja Matriz, respetivamente, bem como as Colónias de Férias de Natal, promovidas pelo município para crianças entre os 6 e os 13 anos, que vão decorrer entre os dias 19 e 23 de dezembro.

Venha participar nesta comemoração familiar com a sua comunidade e celebre o Natal de 2016 com magia e fantasia na Póvoa de Varzim.