Esta foi a primeira residência a nascer nas novas instalações da OTIIMA, na INCONS, no Parque Industrial de Laundos.

O Diretor Executivo da OTIIMA, José Maria Ferreira, expandiu a sua área de negócio e às instalações já existentes na Zona Industrial de Amorim juntam-se agora estas no Parque Industrial de Laundos e que contemplam também a OTIIMA ArtWorks, um ramo da empresa OTIIMA dedicado à produção de trabalhos artísticos a nível nacional e internacional.

José Maria Ferreira aproveitou o momento para dar a conhecer o novo espaço ao Presidente e ao Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e Luís Diamantino, presentes na sessão.

Em relação à OTIIMA ArtWorks, José Maria Ferreira transmitiu que pretende dar continuidade às residências artísticas, referindo que no ano anterior realizaram-se quatro. Manifestou a prossecução da colaboração, proporcionando condições e materiais, esclarecendo que o mote “No Entulho” transmite precisamente a ideia de que os materiais descontinuados na produção (vidro e metal) possam ser usados pelos artistas.

José Maria Ferreira revelou que “tudo isto teve uma evolução muito grande não só na visibilidade que o projeto alcançou com vários artistas estrangeiros e pelo número de propostas que temos recebido para virem desenvolver peças que noutros locais não conseguem, bem como nas proximidades porque já conseguimos cativar empresas da zona para participarem no projeto disponibilizando outro tipo de materiais de diferentes áreas de atividade que possam vir a ser acrescentados”.

O CEO da OTIIMA destacou a relação de proximidade estabelecida com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, nomeadamente, através do projeto Arte na Rua.

O Presidente da Câmara começou por referir-se ao novo espaço, reconhecendo que José Maria Ferreira “fez um esforço enorme para poder ter melhores instalações”, o que é para o Presidente da Câmara motivo de enorme satisfação pela criação de novos projetos no caminho da sustentabilidade.

E a propósito da sustentabilidade, Aires Pereira citou duas associações das quais é responsável – Lipor e Smart Waste Portugal – esta última ligada à economia circular: “esta iniciativa artística insere-se bem naquilo que são os desígnios da economia circular, ou seja, a reutilização de materiais, de resíduos, de desperdícios e fazê-lo de uma forma criativa como só os artistas conseguem fazer”.

Neste sentido, o edil transmitiu que “é responsabilidade de todos nós criar condições para que as gerações futuras tenham, pelo menos, a mesma oportunidade de vida que nós hoje temos. Daí a importância deste projeto que nos leva para a necessidade de ficarmos sensíveis para a economia circular de que ninguém está dispensado de participar. A arte é uma forma fantástica de passarmos esta mensagem”. Assim sendo, referiu-se ao Arte na Rua, destacando as duas peças de Siza Vieira que estão na Praça do Almada, “a nova entrada da cidade”, aquando da conclusão da obra do Centro de Atendimento Municipal. Estas peças marcam a “rechegada de Siza Vieira à cidade da Póvoa de Varzim, com a Casa das Associações”, disse Aires Pereira.

O Presidente revelou que a Câmara produziu um catálogo da Arte na Rua, do qual “me orgulho muito de ter produzido porque independentemente das peças saírem do local, esse documento vai sinalizar que no ano de 2018 fomos capazes de levar até às pessoas um conjunto de peças e obras que dignificam o espaço e fazem com que os poveiros se interessem pela arte”.

Aires Pereira terminou manifestando a disponibilidade do Município para continuarmos a participar e dar visibilidade a estas iniciativas e desejou um enorme sucesso para as empresas pois “o sucesso que vocês tiverem é também o sucesso da nossa cidade”.