Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

As escolas cantaram o Natal, no Diana Bar

Póvoa de Varzim, 12.2007 - A Noite de Natal foi antecipadamente vivida, ontem, no Diana Bar.

Notícias

As escolas cantaram o Natal, no Diana Bar

Póvoa de Varzim, 12.12.2007

Póvoa de Varzim, 12.2007 - A Noite de Natal foi antecipadamente vivida, ontem, no Diana Bar.

Em voz de professor que foi há catorze anos, Luís Diamantino, Vereador dos Pelouros da Educação e Cultura, deu as boas-vindas aos quatro coros das escolas que, “nesta noite fria natalícia se reuniram num dos pólos da nossa biblioteca para cantar o Natal”. Luís Diamantino terminou a sua intervenção dizendo que “um cheirinho de Natal será proporcionado pelo Grupo Coral da Escola E.B. 2/3 Flávio Gonçalves, Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim, Grupo Coral da Escola Secundária Rocha Peixoto e Coro da Escola Secundária Eça de Queirós”.

As vozes das crianças da Escola Flávio Gonçalves foram as primeiras a entoar cânticos de Natal que se faziam acompanhar pelo piano do Prof. Luís Amaro. Sob a direcção do Prof. José Abel Carriço, o Grupo Coral da Escola E.B. 2/3 Flávio Gonçalves interpretou temas como “Correi Pastorinhos” (adaptação de uma melodia de Mozart), “Pinheirinho de Natal” e o popular “Natal Africano”.

Formado em 1996, o Coro Juvenil da Escola de Música apresentou-se sob a direcção de Ana Rute Rei, com acompanhamento de Carla Braga, dando continuidade ao espectáculo musical com sons muito ritmados e em diferentes línguas. “Feliz Navidad” de Dave e Jean Perry “The Christimas sock rock” de Johan Jacobson e Mac Huff envolveram o público no espírito natalício.

“Ámen” de Gospel, com arranjo de Norman Luboff, o original “Estrela” de Sara Gomes, responsável também pelo arranjo da melodia popular francesa “Cantava em nossas campinas” foram as composições interpretadas  pelo Grupo Coral da Escola Secundária Rocha Peixoto dirigido pela Prof.ª Eduarda Oliveira.

A noite terminou com a participação do Coro da Escola Secundária Eça de Queirós que, sob a direcção do Prof. José Abel Carriço,  encerrou a sua actuação com o conhecido tema "Natal" de Mário Sampayo Ribeiro.

Esta iniciativa está inserida no programa de actividades "Natal na Biblioteca" que, nesta época natalícia, oferece uma programação especial. A campanha "Novos Leitores" iniciada a 10 de Dezembro com oferta de edições municipais a quem obtiver o cartão de leitor da  Biblioteca, bem como "Tradições e Gastronomia de Natal" lembradas com sessões alusivas às receitas e aos hábitos culturais poveiros que se repetem durante o mês de Dezembro são algumas das actividades que integram o programa. O espírito natalício também estará presente nos diferentes espaços da biblioteca e poderá encontrar mostras bibliográficas com livros alusivos ao Natal em todas as salas.