A proposta da Câmara Municipal foi ontem aprovada na Assembleia Municipal e entrará em vigor em 2016. O Presidente da autarquia, Aires Pereira, explicou que o nosso concelho está entre os que menos cobra comparativamente aos municípios envolventes abastecidos pela Águas do Noroeste.

Traduzindo este novo tarifário em números, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim irá abdicar de 200 mil euros para reduzir os preços da água de forma a serem contempladas pequenas descidas de preço para 32.120 consumidores domésticos que gastam, mensalmente, até 25 metros cúbicos de água. Para as famílias numerosas, com dois ou mais dependentes, haverá uma redução mais significativa que pode atingir menos 20% do valor atual. Quanto aos consumidores não-domésticos que gastem 30 metros cúbicos por mês vão poder contar, também, com uma redução considerável na conta já que será indexada a fatura dos resíduos aos escalões da água.

As 470 famílias que beneficiam do tarifário social vão continuar a ter uma conta mais baixa para pagar, tal como aconteceu ao longo de 2015.

Sobre estas medidas, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou tratarem-se de “ajudas que se juntam ao IMI Familiar e à aplicação da taxa mais baixa de IMI permitida por lei. Este é um tarifário equilibrado, sustentável e amigo das famílias. Nos tempos que correm, não haver aumento é muito bom. Termos conseguido efetuar uma redução é ótimo”. Aires Pereira considera que “para tudo há taxas, para tudo se paga. Sabemos que os munícipes à volta da Póvoa de Varzim vão ser sujeitos a subidas de preços. Aqui os poveiros podem estar descansados porque a conta no final do mês vai ser mais baixa”.

O autarca exemplificou as contas que têm de ser feitas: “as famílias numerosas que gastem 15 metros cúbicos, se tiverem cinco pessoas no agregado passam de 46 para 39 euros na fatura. Para os consumos de 20 metros cúbicos, se existirem cinco pessoas, a fatura desce para os 48 euros”. Já os consumidores não-domésticos com consumos até 15 metros cúbicos (3100 pequenas empresas, como lojas, cafés e consultórios), a redução pode passar dos 69 para os 61 euros.

Com estas medidas, e tal como foi acima referido, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim abdica de uma receita anual de 200 mil euros dentro do valor global de despesa de cerca de 11 milhões de euros.

“Prometi aos poveiros que, enquanto a situação financeira do país se mantivesse em crise, não iriam haver aumentos e é isso que temos feito”.