O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, considerou este orçamento, que contempla um valor de 42 milhões de euros, realista, equilibrado, e com uma política fiscal e social amiga dos munícipes: “tenho um compromisso com os poveiros. A minha responsabilidade à frente do município faz com que eu seja fiel àquilo com que me comprometi com as pessoas e não me vou desviar desta trajetória”.
Aires Pereira explicou que “no passado, houve orçamentos de 70 e 80 milhões de euros, mas hoje não existem esses recursos e, por isso, nós temos este sentido de responsabilidade de não aumentarmos o endividamento do município e satisfazermos os nossos compromissos. A Póvoa de Varzim está a pagar aos seus fornecedores a 60 dias e poucos municípios têm esta saúde financeira. Por isso, não estamos arrependidos das nossas escolhas e vamos continuar por este caminho”.

O Presidente da Câmara Municipal interveio na Assembleia para explicar algumas questões relacionadas com o Fundo Local de Emergência Social: “o Programa Metropolitano de Emergência Social (PMES) trouxe-nos experiência. Algumas pessoas que vieram pedir o nosso apoio para pagar uma conta de água ou eletricidade, no mês seguinte regressaram para nos pedir para pagar a mesma conta. Por isso, decidimos limitar a entrega de dinheiro e efetuarmos nós próprios o pagamento dessas contas”. Aires Pereira sublinhou que “neste processo não há burocracia. Os nossos assistentes sociais conhecem bem a realidade do concelho e das famílias mais carenciadas e, para evitarmos os papéis, decidimos que a melhor forma será a visita domiciliária dos técnicos – até para podermos colaborar de outras formas, nomeadamente com os idosos”. O autarca explicou aos deputados aquilo que considera ser “um conceito inovador e corajoso”. Neste Fundo Local de Emergência Social, “as pessoas que têm disponibilidade poderão dar algum do seu tempo ao voluntariado, isto é, as
pessoas que vão receber esta ajuda ficarão com um banco de horas para depois podermos convidá-las a ajudarem as nossas instituições, associações e Juntas de Freguesia. Pretendemos, desta forma, trazer estas pessoas para a vida ativa. Muitas perderam a relação com o trabalho e esta é muito importante trazermo-las para o nosso meio, fazermos sentirem-se úteis”. O Presidente afirmou que o orçamento de 150 mil euros destinado ao FLES poderá não ser suficiente para as necessidades da população e admitiu ter de se efetuar um reforço nesta verba.

Nesta Assembleia Municipal foram também aprovados os seguintes pontos: Mapa de Pessoal do Município para o ano de 2014; Relatório sobre a situação económica e financeira do Município, elaborado por Esteves & Pinho, SROC, Lda.; Regulamento Municipal do Parque de Estacionamento subterrâneo para viaturas ligeiras, propriedade do Município da Póvoa de Varzim, limitado pelas ruas Gomes de Amorim, Serpa Pinto, da Fábrica e
Elias Garcia, na cidade da Póvoa de Varzim; Paulo João Silva, Presidente da
Junta de Freguesia de Rates, foi votado para exercer o mandato de  013/2017, na Assembleia Distrital do Porto; proposta do Gabinete de Desporto – utilização das instalações desportivas da Varzim Lazer; e Contrato de Prestação de Serviços – conservação dos elevadores monta-cargas da biblioteca municipal – Proposta de Renovação.