Os deputados aprovaram todos os pontos da agenda e propostas apresentadas pelo Executivo Municipal, num ambiente de entendimento que já se tem vindo a manter ao longo das últimas sessões.

Antes do período da ordem do dia, um dos temas abordados foi o Plano Estratégico 2020-2030 – um documento, de natureza abrangente e transversal, que traça um caminho de regeneração e fortalecimento da nossa identidade poveira para a próxima década – e cuja versão original o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu abrir para discussão pública. Aires Pereira manifestou a sua satisfação com a qualidade das participações da sociedade civil, as quais advieram tanto de empresas e associações locais, quanto de vários poveiros que quiseram contribuir com opiniões, a título individual, para melhorar este processo. A versão final do Plano Estratégico será publicada nas próximas semanas e irá incorporar as contribuições recebidas.

Também foi destaque positivo a total disponibilidade do Município da Póvoa de Varzim para fortalecer a linha da frente de resposta e de combate à pandemia, designadamente através da cedência do espaço, apoio logístico e disponibilização de funcionários municipais para a operacionalização do Centro de Vacinação do ACeS no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar. Só nesta semana, foram administradas 2000 vacinas, algo possível graças ao alargamento do horário de vacinação do Centro de Vacinação e da instalação, por parte do Município da Póvoa de Varzim, de uma tenda que servirá de apoio complementar aos acompanhantes e vacinados. A este respeito, o Presidente da Câmara reiterou que a Póvoa de Varzim “tem um caminho, um rumo bem definido. Podemos levar mais ou menos tempo a atingi-lo, mas vamos conseguir fazê-lo juntos”.

Aires Pereira fez, ainda, questão de manifestar a sua preocupação em relação às limitações do Plano de Recuperação e Resiliência elaborado pelo Governo, defendendo que a gestão deve ser descentralizada e em cooperação estreita com as entidades intermunicipais e os municípios.

Na sequência das restrições impostas pela pandemia e que levaram a uma nova suspensão da atividade da Varzim Lazer, a Assembleia Municipal aprovou a celebração de um Contrato-programa que define um apoio até 900 mil euros, destinado a manter todos os postos de trabalho e a garantir que o devido pagamento salarial dos mesmos não é afetado.

Por fim, foi aprovada a reprogramação do PPI 2021 e da repartição de encargos decorrentes do contrato da remodelação e ampliação da Escola das Machuqueiras.