O autarca sublinha que “tendo sido um dos concelhos fundadores – juntamente com Guimarães, Famalicão, Fafe, Vizela, Santo Tirso, Vila do Conde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Trofa, concelhos que têm uma presença física relevante no território que constitui a bacia hidrográfica do Ave – a Póvoa de Varzim revela, atualmente, que a sua ligação ao território do Vale do Ave se fundava, apenas, na ligação turística. O desenvolvimento socioeconómico e cultural está ligado, indiscutivelmente, à integração na Área Metropolitana do Porto”.

A partir do final de 2015 a Póvoa de Varzim deixará, então, de pertencer à AMAVE, uma vez que, em termos estatutários, é preciso comunicar a saída com um ano de antecedência.

Sobre as obras complementares no Cine-Teatro Garrett, Aires Pereira afirmou estar “contente por, numa obra de 5 milhões de euros, tenhamos ficado por 150 mil euros, trabalhos que fomos executando numa obra sofisticada como é aquela. Ainda hoje há trabalhos que precisam ser atualizados. O Garrett é uma sala de espetáculos e haverá sempre inovações e equipamentos a ser melhorados. Muitas destas obras prendem-se com o sistema cénico. O projeto inicial tem 15 anos e, como é natural, as técnicas foram sendo desenvolvidas”. Ainda sobre estas obras complementares, o Presidente da Câmara Municipal explicou que “a lei admite chegar-se aos 10% do orçamento no que diz respeito a obras complementares”.

Aires Pereira pronunciou-se, ainda, sobre a nomeação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. A José Manuel Cardoso, Manuel Basto Carvalho, Pedro Miguel Monteiro, Joaquim Monteiro da Silva e a Isabel Rocha Macedo, o Presidente da Câmara desejou os maiores sucessos. Sobre Gil da Costa e Clarisse Martins, Aires Pereira disse serem “pessoas credoras de um agradecimento público por tudo aquilo que fizeram pelo Hospital da Póvoa. As pessoas que lá trabalham fazem um grande esforço para que os munícipes sejam bem entendidos, muito embora as condições físicas não sejam as melhoras. E esse trabalho foi muito desenvolvidos por estes dois administradores”.