Em 2013 a Póvoa de Varzim contará com oito Bandeiras Azuis. Às seis zonas balneares com Bandeira Azul no ano passado – Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro; Lagoa (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); e Zona Urbana Sul II (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca), juntam-se, agora, Paimó e Fragosa.

Com a atribuição destas oito Bandeiras Azuis, a Póvoa de Varzim vê reforçada a sua aposta turística e a escolha do nosso concelho como um destino balnear de qualidade. Em 2010, o Município poveiro lançou a campanha “Esta é a minha Praia! Póvoa de Varzim – Uma Praia para Todos”, que, como explicou Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente, visava reforçar a Póvoa de Varzim como um destino de férias por excelência, onde tradição se alia à inovação, e onde o sol e o mar são cartão-de-visita complementado por uma boa gastronomia e uma dinâmica cultural que se reforça no Verão. “É para a Câmara Municipal uma estratégia, um objetivo, que as praias sejam cada vez mais reconhecidas para que venha mais gente”, clarificou, recordando que muitas são as atividades económicas que, no concelho, estão dependentes do turismo balnear. “As praias são um elemento fundamental para o tecido económico do nosso concelho”, frisou.

Às oito Bandeiras Azuis juntam-se seis zonas balneares com a designação de “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Às praias da Barranha, Codixeira, Paimó e Fragosa, juntam-se agora Lagoa e Zona Urbana Norte.

As seis praias, que se situam nas freguesias poveiras da Estela, Aguçadoura, Aver-o-Mar e na cidade da Póvoa de Varzim, estão integradas nas 335 praias espalhadas de norte a sul do país, com qualidade ouro indicadas pela Quercus.

Mas as praias da Póvoa de Varzim distinguem-se, ainda, por um outro trunfo, a atribuição do galardão Praia Acessível, Praia Para Todos!”, que distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares.

A segurança dos banhistas também não foi descurada pelo município. A Câmara Municipal estabeleceu, por isso, um protocolo com Os Delfins – Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde que assegura a prestação de vários serviços na zona balnear local, sempre com a segurança dos munícipes e turistas como preocupação principal. Os Delfins irão, assim, com a cooperação financeira do município, vigiar duas áreas recreativas e desportivas, continuar com o Projeto Aquavida, formar nadadores salvadores e vigiar a costa com o auxílio do equipamento sea master e mota de água.