De 7 a 10 de junho, 91 entidades, incluindo associações culturais e desportivas, academias, instituições de solidariedade social e comissões de festas de todo o concelho, marcarão presença no Parque da Cidade. Um número que quase duplicou desde a primeira edição, em 2011, que teve 50 participantes.

A iniciativa é uma oportunidade que o Município proporciona a estas entidades de angariação de fundos para o desenvolvimento das suas atividades ao longo do ano. É notório o empenhamento de cada um na dinamização do seu stand colocando uma oferta variada de produtos, nomeadamente, de comidas e bebidas para venda.

Além desta vertente social muito importante, há a vertente lúdica que ano após ano atrai milhares de pessoas ao Parque da Cidade. Pois bem, este ano, a animação da primeira noite (7 de junho) estará a cargo de Augusto Canário & Amigos com um grande concerto às 22h00.

Augusto Canário, sendo um cantador ao desafio e tocador de concertina (por paixão), foi congregando em seu redor outros tocadores e cantadores – Amigos. Inicialmente constituiu um grupo, sem uma formação definida. Atualmente tem uma banda perfeitamente definida, em que a concertina ocupa um lugar de destaque, bem como o cantar ao desafio (desgarrada).

Augusto Canário (Augusto Oliveira Gonçalves) de seu nome conta mais de três décadas de dedicação à música tradicional/popular, através da participação em vários grupos e projetos musicais, de que se destaca o grupo Cantares do Minho (de que foi fundador, juntamente com outros amigos). Mais recentemente, é um dos mentores e um dos principais dinamizadores da recuperação da concertina, enquanto instrumento popular na música de cariz tradicional, especialmente na região norte do país. Destaca-se particularmente pela sua capacidade de comunicação e dinâmica em palco e pela sua qualidade de repentista, exímio improvisador e “cantador ao desafio” com estrofes verdadeiramente únicas e surpreendentes de perspicácia, graça e acutilância, sejam de tipo brejeiro, sejam de cariz satírico e de crítica sociopolítica. Com a sua experiência, qualidade e vontade de fazer sempre melhor, com o seu grupo de Amigos – a sua banda – construiu um espetáculo vivo, colorido, cheio de ritmo e alegria. Um espetáculo de música popular absolutamente fantástico onde se mistura a tradição das concertinas, cavaquinhos, violões e bandolins, com a modernidade da bateria, do baixo, o clássico violino, guitarra elétrica e outros mais diversificados, alguns dos quais ele próprio executa em palco.

A partir da meia-noite, a música popular dará lugar aos sons do DJ Celso e MC Costinha que vão garantir a animação até às duas da manhã.