A obra será apresentada pelo Presidente da Câmara, José Macedo Vieira, com a colaboração de técnicos municipais. Para esta sessão pública de apresentação da obra foram também convidados por carta todos os moradores e comerciantes da avenida, contando-se com a sua presença para que possam ficar a conhecer melhor as transformações por que vai passar a artéria onde residem e onde exercem a sua actividade comercial. No salão Nobre estará ainda uma exposição fotográfica sobre as várias transformações que a avenida foi sofrendo desde a sua construção até à actualidade.
Esta pode ser facilmente considerada como uma das obras mais arrojadas e de maior complexidade que já se realizaram na Póvoa de Varzim e vai transformar uma das artérias principais e mais antigas do centro da cidade. A obra de remodelação da Avenida Mousinho de Albuquerque vai avançar ainda este ano e é a resposta à necessidade de reabilitação, tanto da parte de circulação automóvel como das áreas para peões, bem como a solução para a diminuição do impacto dos veículos numa cidade onde, há vários anos, é claro o investimento na crescente pedonalização dos espaços urbanos.
A intervenção integra duas componentes: um arranjo de superfície, onde são privilegiados os passeios, áreas ajardinadas, onde serão plantadas mais árvores, e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para mais de meio milhar de viaturas, acompanhando todo o traçado da avenida, numa extensão de cerca de um quilómetro e meio, desde o extremo que dá acesso ao Largo do Passeio Alegre até ao ponto oposto, junto ao Hospital.

avenida

O projecto recupera, de certa forma, a imagem inicial da avenida, que, quando foi construída, não tinha o separador central que existe actualmente. À superfície ficam duas faixas de circulação para os automóveis, e nos passeios, que serão alargados, haverá zonas ajardinadas, pontuadas por estruturas de vidro, a partir das quais se faz o acesso ao parque de estacionamento.
Durante o período em que decorrer a obra estará em funcionamento, nas instalações do antigo Posto de Turismo, perto da igreja de São José, um gabinete de apoio onde será possível obter todas as informações relativas aos trabalhos em curso.
A apresentação pública da obra, este sábado, é aberta a toda a população.