O Balcão da Inclusão tem como objetivo prestar às pessoas com deficiência ou incapacidade atendimento especializado sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes. Já a partir da próxima semana, no Espaço do Cidadão em Aver-o-Mar, os cidadãos vão contar com a colaboração de funcionários da Câmara Municipal para os esclarecer acerca de respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação. Haverá um outro Balcão no futuro Centro de Atendimento Municipal (antiga Garagem Linhares).

A Secretária de Estado afirmou que este Balcão será o 51º do país e que, desde o arranque do projeto, em 2017, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas. O projeto começou com um balcão no Instituto Nacional de Inclusão passando, entretanto, para os 18 Centros Distritais da Segurança Social e, agora, abrangendo o restante território nacional com as parcerias feitas com as Câmara Municipais. “São números que nos orgulham, mas que funcionam como um incentivo para querermos mais. As pessoas [com deficiência] precisam de ir a um sítio e encontrar respostas para os seus diferentes problemas, e não serem atiradas de serviço em serviço até que seja encontrado o seu enquadramento”, vincou Ana Sofia Antunes.

A secretária de Estado considerou de grande relevância a aproximação dos serviços do Estado ao poder local, ressaltando a capacidade das autarquias em conhecerem melhor as realidades e até a necessidade locais das pessoas.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, afirmou que “este é mais um passo para termos um município cada vez mais inclusivo, uma vez que temos feito um percurso muito interessante para tornar a Póvoa numa cidade que todos possam usufruir”. Neste sentido, Luís Diamantino convidou a Secretária de Estado a estar presente na Abertura Oficial do Campeonato Mundial Escolar de Desporto Adaptado. Portugal, em parceria com o Comité Executivo da International School Sport Federation (ISF), vai acolher o primeiro Campeonato Mundial Escolar de Desporto Adaptado – “ISF WSC Inclusive Games”, de 7 a 12 de julho, e a Póvoa de Varzim foi a cidade escolhida como anfitriã. A candidatura foi aprovada por unanimidade.