A empreitada visa prolongar a Rua da Fontinha, ligando-a à Rotunda da Rua do Cruzeiro e dotando-a de uma extensão total de 275.155 metros; recorde-se que a versão original da Rua da Fontinha tinha uma configuração completa de apenas 50 metros. A sua ligação à Rua do Cruzeiro era provisória, estreita e de sentido único pela Cangosta do Cura. A partir de agora, o arruamento contará com dois sentidos de tráfego, passeios pedonais em ambos os lados e travessias para peões nos pontos de cruzamento, os quais terão pavimento diferenciado para acautelar as necessidades de acessibilidade inclusiva por parte dos cidadãos com dificuldades ou deficiências visuais.

O Presidente da Câmara Municipal visitou recentemente a obra, no âmbito da política de proximidade que mantém junto de todas as freguesias do concelho. “Esta nova via vai melhorar a circulação ao centro cívico da freguesia e aumentar as condições de segurança, ao afastar parte do tráfego da zona central da Rua do Cruzeiro”, referiu Aires Pereira.

Para além de acessos mais facilitados, a empreitada em curso prevê ainda aumentar a qualidade de vida da comunidade, na medida em que vai permitir pavimentar o arruamento ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) e criar espaços verdes agradáveis e zonas de vivência circundantes convidativas para os habitantes da freguesia.

Veja na fotogaleria abaixo algumas imagens da zona antes de ser intervencionada e agora com a obra em curso.